Pular para o conteúdo
Search

ACEB solicita à prefeitura de Búzios estudo técnico para cobrança da Taxa Ambiental

A Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB) encaminhou ofício ao prefeito em exercício de Búzios, Henrique Gomes (DEM), registrando ponderações referente a Lei 1321, criando a Taxa de Proteção Ambiental – TPA. No documento, encaminhado esta semana, a entidade destaca como relevante, um estudo de entrada de veículos no município, contendo o tipo e a origem de emplacamento; apresentação de propostas de investimentos na área ambiental com a referida taxa; além do conflito com a Lei Municipal nº 999, de 24 de dezembro de 2013, que cria critérios para entrada, circulação e estacionamento de ônibus e micro-ônibus de excursão no município.

Sancionada em fevereiro de 2017, a TPA deveria ser cobrada a partir de novembro desse ano, no início da alta temporada. Porém, ela ainda não foi regulamentada. O valor da cobrança vai variar de acordo com o tipo de veículo. Neste primeiro ano, a Prefeitura espera arrecadar de 15 a 20 milhões de reais, com a promessa de investimentos na conservação e proteção ambiental do município que recebe mais de um milhão de pessoas no período de verão, segundo a Secretaria Municipal de Turismo.

Dúvidas e desconfiança 

Muitos desconfiam dos investimentos por parte da Prefeitura com a cobrança da taxa; outros acham o momento inoportuno em virtude da crise financeira que assola em especial o Estado do Rio de Janeiro; e outros, uma Lei bastante confusa. De acordo com a Lei, o tempo de permanência dos veículos na cidade é de 24 horas. O veículo pode entrar e sair neste prazo. Ultrapassando este período, uma nova cobrança.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), empresário Thomas Weber, defende um rigoroso estudo técnico preliminar da Lei 1321. Depois desse estudo, será possível fixar valores, informou a Prefeitura, acrescentando que veículos emplacados em cidades da Região dos Lagos estarão isentos.

Por Gustavo Medeiros 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.