Pular para o conteúdo
Search

ACEB se reúne com prefeito Granado e obra da Rua das Pedras é suspensa

Encontro acontece um dia após grupo cobrar posicionamento do secretário de Turismo

Após cobrarem duramente um posicionamento por parte do secretário de Turismo Armando Ehrenfreund, membros da Associação Comercial e Empresarial de Búzios conseguiram se reunir com o prefeito André Granado nesta terça-feira (01), obtendo algumas conquistas em relação às demandas do grupo.

Durante o encontro foi acertada a revogação da licitação para a obra anunciada pelo executivo para acontecer na Rua das Pedras no período de setembro a janeiro. O prefeito entendeu os argumentos e a preocupação dos comerciantes neste momento de retomada da economia, quando a cidade começa a receber turistas.

– O prefeito revogou a licitação. Ele entendeu que os comerciantes não têm como aguentar mais quatro ou cinco meses sem trabalhar. A obra na Rua das Pedras não afeta só quem tem comércio no local, afeta a cidade toda. É um lugar para onde todos querem ir quando chegam em Búzios. O prejuízo seria enorme para todos do setor de turismo. Esta obra sempre foi uma reivindicação da Aceb, mas o momento não é propício para isso, precisamos trabalhar. E também como a rua é tombada como patrimônio histórico, esperamos que na próxima oportunidade de se fazer a obra, que seja com participação do Instituto dos Arquitetos do Brasil, do Iphan, de uma comissão especial criada para acompanhar a obra, para que seja realizada dentro do processo de participação da sociedade, com apresentação do projeto para a comunidade – inicia Rodrigo Sobral, vice-presidente da Aceb.

Outra conquista do grupo foi a publicação do Decreto 1.479, que dispõe sobre o lockdown noturno, modificando o horário de proibição de circulação de pessoas na cidade, durante o período do feriado de sete de setembro. O decreto determina que do dia 04 ao dia 06 de setembro, a restrição de locomoção noturna será das 3h às 6h, sendo que trabalhadores em deslocamento para casa, e pessoas com necessidade de atendimento urgente de saúde, poderão circular sem preocupação com a restrição de horário. Agora vans e ônibus terão que se adequar para voltar a circular nos horários noturnos, atendendo à demanda de passageiros.

A pauta da Aceb também incluía a suspensão do uso do QR Code para entrar na cidade, e a liberação das praias não somente para a prática de esportes e banho de mar. Mas em relação a essas questões não houve avanço.

– Medida do QR Code foi pontual para servir a um determinado momento, mas não é mais necessário. Agora que a cidade reabre aos poucos, o QR Code atrapalha. Ficamos em pânico ao saber que o prefeito quer as barreiras nas entradas da cidade até o fim do ano, porque esta barreira não é sanitária e a exigência do QR Code para passar por elas não garante segurança nenhuma contra a pandemia, só complica a entrada. Temos grandes engarrafamentos. A barreira para ser sanitária deveria ao menos aferir a temperatura das pessoas que chegam e passar alguma informação. E em relação à liberação das praias, não entendemos porque as pessoas não podem ficar nas praias, que são espaços abertos, e podem ficar nos restaurantes – explica o empresário Jean Mancini.

Degusta Búzios e Festival da Sardinha

Bancados este ano com verba da prefeitura, os festivais gastronômicos Degusta Búzios e Festival da Sardinha, acontecerão em outubro, na mesma data. De acordo com Rodrigo, as dificuldades enfrentadas pelos comerciantes este ano deixaram todos sem condições de investir nos eventos e nas taxas de participação. A entrada da prefeitura foi fundamental.

– Queremos deixar claro que este ano não existe cobrança de taxa de participação. Excepcionalmente este ano, ninguém paga nada, e esta contrapartida da prefeitura é muito interessante. Esta medida foi dialogada com o secretário de Turismo Armando para ativar a economia e com isso, toda a cadeia produtiva que está ligada aos restaurantes vai se beneficiar. Os dois festivais serão realizados juntos. O Degusta na Rua das Pedras e Manoel Turíbio e o Festival da Sardinha na SEB. Agora dependemos da Câmara de Vereadores aprovar a verba desses eventos. E apelamos para que isso aconteça na próxima sessão desta quinta-feira (3), porque precisamos começar a organizar tudo e fazer a divulgação. Agora está nas mãos dos vereadores – diz.

Obra na Praça Santos Dumont

A prefeitura já realizou licitação para obras na Praça Santos Dumont, no Centro da cidade, vencida pela empresa SR Serviços Especializados e Construções Ltda. No valor de R$ 403 mil, a obra não foi detalhada, nem o projeto apresentado à comunidade buziana. Também ainda não foi anunciada a data de início da empreitada.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.