Encontro acontece um dia após grupo cobrar posicionamento do secretário de Turismo
Após cobrarem duramente um posicionamento por parte do secretário de Turismo Armando Ehrenfreund, membros da Associação Comercial e Empresarial de Búzios conseguiram se reunir com o prefeito André Granado nesta terça-feira (01), obtendo algumas conquistas em relação às demandas do grupo.
Durante o encontro foi acertada a revogação da licitação para a obra anunciada pelo executivo para acontecer na Rua das Pedras no período de setembro a janeiro. O prefeito entendeu os argumentos e a preocupação dos comerciantes neste momento de retomada da economia, quando a cidade começa a receber turistas.
– O prefeito revogou a licitação. Ele entendeu que os comerciantes não têm como aguentar mais quatro ou cinco meses sem trabalhar. A obra na Rua das Pedras não afeta só quem tem comércio no local, afeta a cidade toda. É um lugar para onde todos querem ir quando chegam em Búzios. O prejuízo seria enorme para todos do setor de turismo. Esta obra sempre foi uma reivindicação da Aceb, mas o momento não é propício para isso, precisamos trabalhar. E também como a rua é tombada como patrimônio histórico, esperamos que na próxima oportunidade de se fazer a obra, que seja com participação do Instituto dos Arquitetos do Brasil, do Iphan, de uma comissão especial criada para acompanhar a obra, para que seja realizada dentro do processo de participação da sociedade, com apresentação do projeto para a comunidade – inicia Rodrigo Sobral, vice-presidente da Aceb.
Outra conquista do grupo foi a publicação do Decreto 1.479, que dispõe sobre o lockdown noturno, modificando o horário de proibição de circulação de pessoas na cidade, durante o período do feriado de sete de setembro. O decreto determina que do dia 04 ao dia 06 de setembro, a restrição de locomoção noturna será das 3h às 6h, sendo que trabalhadores em deslocamento para casa, e pessoas com necessidade de atendimento urgente de saúde, poderão circular sem preocupação com a restrição de horário. Agora vans e ônibus terão que se adequar para voltar a circular nos horários noturnos, atendendo à demanda de passageiros.
A pauta da Aceb também incluía a suspensão do uso do QR Code para entrar na cidade, e a liberação das praias não somente para a prática de esportes e banho de mar. Mas em relação a essas questões não houve avanço.
– Medida do QR Code foi pontual para servir a um determinado momento, mas não é mais necessário. Agora que a cidade reabre aos poucos, o QR Code atrapalha. Ficamos em pânico ao saber que o prefeito quer as barreiras nas entradas da cidade até o fim do ano, porque esta barreira não é sanitária e a exigência do QR Code para passar por elas não garante segurança nenhuma contra a pandemia, só complica a entrada. Temos grandes engarrafamentos. A barreira para ser sanitária deveria ao menos aferir a temperatura das pessoas que chegam e passar alguma informação. E em relação à liberação das praias, não entendemos porque as pessoas não podem ficar nas praias, que são espaços abertos, e podem ficar nos restaurantes – explica o empresário Jean Mancini.
Degusta Búzios e Festival da Sardinha
Bancados este ano com verba da prefeitura, os festivais gastronômicos Degusta Búzios e Festival da Sardinha, acontecerão em outubro, na mesma data. De acordo com Rodrigo, as dificuldades enfrentadas pelos comerciantes este ano deixaram todos sem condições de investir nos eventos e nas taxas de participação. A entrada da prefeitura foi fundamental.
– Queremos deixar claro que este ano não existe cobrança de taxa de participação. Excepcionalmente este ano, ninguém paga nada, e esta contrapartida da prefeitura é muito interessante. Esta medida foi dialogada com o secretário de Turismo Armando para ativar a economia e com isso, toda a cadeia produtiva que está ligada aos restaurantes vai se beneficiar. Os dois festivais serão realizados juntos. O Degusta na Rua das Pedras e Manoel Turíbio e o Festival da Sardinha na SEB. Agora dependemos da Câmara de Vereadores aprovar a verba desses eventos. E apelamos para que isso aconteça na próxima sessão desta quinta-feira (3), porque precisamos começar a organizar tudo e fazer a divulgação. Agora está nas mãos dos vereadores – diz.
Obra na Praça Santos Dumont
A prefeitura já realizou licitação para obras na Praça Santos Dumont, no Centro da cidade, vencida pela empresa SR Serviços Especializados e Construções Ltda. No valor de R$ 403 mil, a obra não foi detalhada, nem o projeto apresentado à comunidade buziana. Também ainda não foi anunciada a data de início da empreitada.