O excesso de fios sobrecarregando a rede e causando poluição visual é uma reivindicação antiga do comércio local
A Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB) acompanha desde segunda-feira (23) um mutirão de ordenamento da fiação nos postes nas ruas do centro de Armação dos Búzios. A ação é uma iniciativa do município que reuniu empresas de telefone e internet para solucionar o problema dos fios excedentes. O objetivo é que, a partir desta ação inicial, todos os bairros da cidade tenham a fiação organizada evitando poluição visual e prevenindo riscos à população e visitantes do balneário.
O trabalho começou por volta das 9h30 e contou com a participação das equipes da Oi, Sumicity, Net, Claro e Gigalink. Cada empresa ficou responsável por arrumar suas fiações. As empresas Vivo e Enel também foram convocadas, mas não mandaram funcionários. De acordo com o secretário de Governo Leandro Pereira, “elas serão acionadas via ofício e terão 30 dias para retirar os cabos não utilizados dos postes”.
O mutirão foi acordado após reunião realizada na terça-feira (17) entre a Prefeitura e representantes das operadoras e tem apoio da ACEB. Essa foi a segunda reunião realizada este mês pela para solução dos fios excedentes nas ruas do balneário. A primeira ocorreu no dia 3 de agosto.
“O comércio local sempre teve a questão da fiação na pauta de reivindicações ao Poder Público. É a primeira vez que somos atendidos com uma ação efetiva”, comenta Jacky Sitbon, presidente da Associação.