Pular para o conteúdo
Search

ACEB participa de lançamento da campanha “Criança é Prioridade”

A campanha consiste em incentivar o contribuinte a destinar parte do seu imposto de renda para projetos que envolvam as crianças do município | Divulgação/ACEB

A campanha de incentivo a destinação do 3% do IR para Fundo da Criança e do Adolescente é uma iniciativa da Receita Federal com apoio da Prefeitura de Búzios e participação de entidades e instituições do município

Representada pelo diretor presidente, Jacky Sitbon, a Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), participou nesta quinta-feira (18), do lançamento da campanha “Criança é Prioridade”. A campanha de incentivo a destinação de 3% do IR para o Fundo da Criança e do Adolescente de Búzios é uma iniciativa da Receita Federal com apoio da Prefeitura de Búzios e participação de entidades e instituições.

Na ocasião, estavam presentes o prefeito de Búzios Alexandre Martins, o presidente da Câmara dos Vereadores Rafael Aguiar, a secretária de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda Joice Costa, e o vereador Rafael Braga. Além do diretor da Receita Federal de Cabo Frio Carlos Tunas e o diretor da Receita Federal de Niterói Antônio Lopes.

Também estavam presentes o presidente da Associação dos Profissionais de Contabilidade de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo Nascif Jr., Helen Melo, União dos Profissionais de Contabilidade da Região dos Lagos, Conceição Ferreira, membro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, e Luciane Carvalho, Conselho Regional de Contabilidade.

A campanha consiste em incentivar o contribuinte a destinar parte do seu imposto de renda para projetos que envolvam as crianças do município. Na apresentação foi reforçado que não trata-se de mais impostos e nem há riscos de ter a restituição diminuída. A chamada destinação solidária permite que parte do seu imposto devido seja destinado diretamente para um fundo de amparo social. No caso de Búzios, o Fundo de Amparo a Criança e ao Adolescente.

O diretor presidente Jackie conversou com a secretária Joice Costa, que reforçou o pedido de engajamento dos associados da ACEB na campanha.

“Não custa realmente nada. É um valor que obrigatoriamente iria para Tesouro Nacional, e seria direcionado a programas nacionais. Sendo feita a opção para o Fundo municipal o investimento fica dentro do município e ajuda diretamente as nossas crianças”, disse ele.

Além de Búzios, as cidades da Região dos Lagos que estão aptas a participar são Cabo Frio e Arraial do Cabo. No último ano Búzios teve 1.798 declarações no modelo completo, destas apenas 18 reverterem os 3% para o Fundo. Ainda assim, o fundo foi beneficiado com R$ 26.937,48 que foram distribuídos entre as entidades ligadas a ele.

“Com nosso engajamento podemos fazer de Búzios um modelo nacional de investimento social, que tratará retorno positivo a comunidade onde nossos comércio e empresas estão inseridos”, concluiu Jackie após a palestra e conversa com o prefeito e secretária de Desenvolvimento Social.

As entidades que já se beneficiam da destinação solidária em Búzios são: Circulo Social, APAE, Projeto de Karatê José Gonçalves, Guarda Mirim. Outras entidades estão em processo de ingresso ao sistema.

Para participar basta realizar os seguintes passos:

  • 1º Passo – Após concluir o preenchimento de sua declaração e antes de transmiti-la à Receita Federal, vá até a seção FICHA DE DECLARAÇÃO e selecione a pasta DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO.
  • 2º Passo – Em seguida, pressione o botão NOVO.
  • 3º Passo – selecione FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLECENTE DE BÚZIOS. Em seguida, preencha o valor desejado.

O próprio programa calcula o valor máximo disponível para doação. Caso você tenha feito qualquer outra doação de incentivo, este valor representa exatamente 3% do seu imposto. Ele também impedirá que você preencha valores de doação superior ao permitido e emitirá uma mensagem de alerta.

É importante lembrar que só podem ser realizadas doações por contribuintes que utilizem o modelo completo. O modelo simplificado não admite este tipo de doação. Após se decidir pela doação, o contribuinte deverá extrair o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) para pagamento do valor destinado ao fundo beneficiário indicado, exatamente como informado na declaração. Este DARF apresentará o código de receita 3351 (Doações ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente).

O pagamento da doação deve ser efetuado até o dia 30 de abril do ano vigente, até o encerramento do horário de expediente bancário das instituições financeiras autorizadas, inclusive, se realizado on-line ou por terminal de autoatendimento.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.