Campanha tem como objetivo sensibilizar turistas e comerciantes a cumprirem protocolos de prevenção conta a Covid-19
Com a definição das novas diretrizes sobre a realização de eventos e festas em Búzios, a Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), articula uma campanha para mobilizar turistas e comerciantes a colaborarem com os protocolos de prevenção e combate à Covid-19. De acordo a Assessoria de Comunicação da entidade, a campanha deve ser lançada na próxima semana.
A ACEB participou na tarde de segunda-feira (21), da reunião, junto ao Ministério Público e Prefeitura de Búzios, que definiu pelo cancelamento de festas, shows e eventos privados com cobrança de ingresso na cidade. A medida foi incluída no Decreto Municipal 1.536/2020, publicado nesta segunda-feira (21). Segundo as informações, o encontro reforçou a aproximação, o debate e o compromisso entre MP, o Poder Executivo e as entidades.
Rodrigo Sobral, vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Búzios, comentou sobre a decisão: “Entendemos o contexto nacional e internacional, que vem cancelando eventos que possam causar aglomeração. A Aceb lamenta e se solidariza com as empresas do segmento pelo impacto econômico, social e financeiro. Fizemos o possível para enquadrar o importante setor dentro dos protocolos vigentes, no entanto, o aumento dos casos, a preocupação do executivo e uma parte da opinião pública acabaram pressionando para o cancelamento, que está sendo uma tendência mundial”, disse.
Entre as medidas adotadas que envolvem o setor turístico, estão:
O uso de máscara é obrigatório em espaços públicos (incluindo as praias, que estão liberadas) e privados de acesso ao público. A multa é de R$ 700 no caso de descumprimento das regras.
Hotéis, pousadas e demais meios de hospedagem podem trabalhar com 50% de sua capacidade máxima nos dias úteis e com 70% da capacidade aos sábados, domingos e feriados.
Para ter acesso ao município e passar pelas barreiras sanitárias que se encontram nas entradas da cidade, o visitante deve apresentar o QRCode emitido pelos estabelecimentos comerciais e meios de hospedagem.
Restaurantes, bares, supermercados, mercados e quiosques de praia podem abrir, mas devem operar com a redução de 50% de sua capacidade máxima.
Escunas, catamarãs e táxis aquáticos, assim como veículos de cooperativas municipais e veículos de transporte intermunicipal, também deverão funcionar com a capacidade reduzida em 50%.
Em todos os locais deverá ser disponibilizado álcool 70% para clientes e mantido o distanciamento social.