Associação fez uma carta aberta pedindo que o município entrasse no consórcio de compras para vacinas, no qual de acordo com a lista atualizada da FNP, Búzios manifestou interesse de participar.
A Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB) se colocou à disposição da Prefeitura e da Câmara de Vereadores para ajudar na aquisição de vacinas contra a Covid-19 para a cidade.
A ACEB, inclusive, fez uma carta aberta pedindo que o município ingressasse no consórcio de municípios da Região da Costa do Sol para compra de vacinas, no qual Maricá e Macaé já fazem parte. E enfatizou também que após consulta ao corpo jurídico da Associação e de outros advogados, tem o parecer de que não há Inconstitucionalidade no Projeto de lei 18/2021, apresentado pelo Poder Legislativo na última quinta-feira (11).
“A ACEB coloca-se a disposição para colaborar com sua influência, na mediação com os municípios, apoio logístico e staff jurídico e de comunicação, visando o bem comum e a pratica republicana de preocupação social com a coletividade”, diz um trecho da carta aberta.
Controvérsias
Na sessão da última quinta-feira (11), a Câmara Municipal retirou de pauta projetos que autorizam compra de vacinas para o município, mesmo com o aumento de número de pessoas contaminadas e de mortes pela Covid-19.
De acordo com o órgão, os nove vereadores apresentaram em conjunto o Projeto de lei 18/2021, que visa autorizar o governo municipal a comprar vacinas, não fornecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). O projeto também permite que o Poder Executivo participe de consórcios com outros estados e municípios da federação e remaneje livremente os créditos da Lei Orçamentária Anual 2021 para aquisição das vacinas.
No entanto, de acordo com uma matéria do O Dia, publicada nesta segunda-feira (15), Búzios confirmou o interesse no consórcio e já tem o nome da cidade na lista atualizada da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
A Prensa entrou em contato com a Prefeitura de Búzios para saber mais detalhes sobre o plano do município em relação à compra das vacinas e aguarda retorno.
Veja quais cidades do Rio já manifestaram interesse no consórcio, até a tarde desta segunda-feira (15):
- Angra dos Reis
- Areal
- Armação dos Búzios
- Arraial do Cabo
- Barra do Piraí
- Barra Mansa
- Bom Jesus do Itabapoana
- Cabo Frio
- Cachoeiras de Macacu
- Campos dos Goytacazes
- Cantagalo
- Carapebus
- Cardoso Moreira
- Casimiro de Abreu
- Comendados Levy Gasparian
- Conceição de Macabu
- Cordeiro
- Duque de Caxias
- Engenheiro Paulo de Frontin
- Iguaba Grande
- Italva
- Itaocara
- Itaperuna
- Itatiaia
- Japeri
- Laje do Muriaé
- Macaé
- Macuco
- Maricá
- Mendes
- Mesquita
- Miguel Pereira
- Miracema
- Natividade
- Niterói
- Nova Friburgo
- Nova Iguaçu
- Paracambi
- Paraíba do Sul
- Paraty
- Paty do Alferes
- Petrópolis
- Pinheiral
- Piraí
- Porciúncula
- Porto Real
- Quatis
- Queimados
- Quissamã
- Resende
- Rio Bonito
- Rio Claro
- Rio das Ostras
- Rio de Janeiro
- Santa Maria Madalena
- Santo Antônio de Pádua
- São Fidélis
- São Francisco de Itabapoana
- São João da Barra
- São João de Meriti
- São José de Ubá
- Sapucaia
- Saquarema
- Seropédica
- Silva Jardim
- Sumidouro
- Tanguá
- Teresópolis
- Três Rios
- Valença
- Varre-Sai
- Vassouras
- Volta Redonda