As pessoas que estão em vulnerabilidade social precisam de acolhimento, atenção e amor. Para perceber o outro com cuidado, respeito e gentileza, é preciso desenvolver um amor universal que nos humaniza.
Pensando nisso, a Prefeitura de Arraial do Cabo realizou, nesta quarta-feira (13), na nova Praça Victorino Carriço, uma ação social voltada para atender as necessidades e garantir os direitos das pessoas em situação de rua na cidade.
Na ação foram realizados cerca de 200 atendimentos em geral, dentre eles, infectologia com teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, aferição de pressão arterial e sinais vitais, referenciamento das pessoas pela Estratégia de Saúde da Família do Canaã.
Além disso, também foram oferecidos serviço do CadÚnico, Sub-registro, abordagem social para orientações com a equipe do Creas, e referenciamento da Equipe da Superintendência de Trabalho e Renda, Saúde Mental. Os atendidos no local também receberam a doação de lanches, roupas e sapatos.
Essa ação social aconteceu por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos.
De 2022 a 2024, Arraial do Cabo conseguiu ajudar 16 pessoas a superar a situação de rua, restabelecendo o vínculo familiar e retornando ao lar através do Benefício Eventual do Recambiamento, onde todo o custo de translado é custeado pelo município.