Alunos, professores e universitários do programa #InovareAprender, em Macaé, estão produzindo equipamentos de combate ao coronavírus.
O material é distribuído para unidades de saúde e locais onde há serviços essenciais na cidade.
Desde de março, no início da pandemia, já foram produzidas 6 mil máscaras no estilo face shield, que são utilizadas por profissionais que atuam na linha de frente no combate a pandemia. Também são produzidos totens de álcool em gel para higienização das mãos.
A ação intitulada “Makers contra Covid” tem o objetivo de contribuir no combate ao novo coronavírus, principalmente junto aos que atuam nos setores de utilidade pública. No núcleo de produção, os voluntários se revezam respeitando as regras de distanciamento social, na sede do lab#Inovar.
Entenda a fabricação
Para a fabricação das máscaras é utilizada uma impressora 3D e cortadoras a laser. Todo o material produzido segue as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para a produção são necessários materiais como acetato 0.5 mm e o filamento PETG e MDF. Quem quiser contribuir com matéria-prima pode entrar em contato com o email [email protected] ou doar no laboratório, que funciona no térreo da Cidade Universitária, localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.
Os voluntários do #InovarAprender também utilizam os conhecimentos tecnológicos para o trabalho de conscientização da população sobre o covid-19.
Através de softwares a equipe produz games e animações com orientações de prevenção, que são disponibilizadas em grupos de WhatsApp das escolas municipais, blogs, redes sociais dos espaços escolares e na página do Inovar (@inovareaprender), que também divulga os trabalhos e lives.
O lab#InovareAprender é reconhecido por ser ambiente dos makerspace, laboratório voltado para criatividade, tecnologia, ciência e inovação. A rede municipal conta com 13 estações de robótica, que integram diretamente uma média de 4 mil estudantes.
O programa #InovareAprender é uma parceria da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Ciência e Tecnologia.