Pular para o conteúdo
Search

‘Abriu-se a porteira’,decretos relacionados à Covid- 19 são revogados em Búzios

Justificativa para a revogação das determinações, segundo o poder público, seria a diminuição de casos no município. No entanto, não há dados suficientes para comprovar a desaceleração

A Prefeitura de Búzios editou novo decreto, o número 1.579, nesta quinta-feira (25), revogando os efeitos dos decretos 1.533 e 1.536 de dezembro de 2020 que tratam de medidas de combate à disseminação do novo coronavírus. A justificativa para a ação se deu, segundo o poder público, pela diminuição de casos no município.

Decreto 1.579 de 25 de fevereiro de 2021

Sem apresentar dados concretos e com texto repleto de inconsistências, o decreto em teoria, revoga o estado de calamidade pública no município e permite que a ocupação suba de 50% para 70% na rede hoteleira e em estabelecimentos comerciais. Incluindo festas e eventos com ingresso pago.

Segundo consultor da Prensa, o documento deixa diversas brechas para interpretação e pode causar equívocos. E da maneira como está redigido é como se Búzios tivesse “aberto a porteira” e decretado o fim da pandemia de Covid-19 na cidade.

Descumprimento de decretos

Durante o feriado de Carnaval a Prefeitura fiscalizou festas e eventos que descumpriam decretos e aplicou multas e advertências. No entanto, não teve o mesmo rigor com o circo montado na última sexta-feira ( 19), no centro da cidade, com cobrança de ingressos, o que estava proibido pelos decretos mencionados. O que causa estranheza em alguns ativistas com quem a reportagem conversou.

Casos no Município

Recentemente, o município divulgou a ausência de leitos de UI ocupados no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP). No entanto, por um período curto, cerca de quatro dias, e em seguida a ocupação subiu para três, depois quatro leitos. Uma variação que não garante comemorações antecipadas.

Atualmente a cidade está há três dias sem pacientes internados no HMRP.

Em post do senador Flávio Bolsonaro, retuitado pelo prefeito de Búzios, a comemoração vai além e menciona ‘tratamento precoce‘, ação que é negada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), já que não há comprovação científica relacionada ao tratamento da doença. Ativistas do município criticaram duramente o prefeito que, até o momento, não explicou qual seria esse tratamento precoce.

Contradições

No início do mês, a Prefeitura contratou com dispensa de licitação nova tenda de triagem e atendimento à pacientes com sintomas suspeitos da doença. A estrutura é fruto de contrato celebrado entre a Prefeitura de Búzios e a empresa EDNA ROSA NETO SICILIANO E CIA LTDA, no dia 4 de fevereiro. O valor global do contrato para prestação de serviços durante três meses é de R$263.414,40. A contradição está nas justificativas, já que a dispensa de licitação está baseada no fato de que a cidade enfrenta uma ‘segunda onda Covid’ e a revogação dos decretos se justifica pelo arrefecimento dos casos.

Termo de dispensa de licitação publicado em Boletim Oficial

Diante dos fatos, possivelmente haverá revisão e publicação de novos decretos. A Prensa procurou a Prefeitura de Búzios questionando as informações contidas no decreto, e aguarda resposta.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.