Search
Degradê com CSS

Abertura do Congrenf em Macaé discute impactos do golpe de 2016

1a611a09cdfc66c26692ffcd8140f8d5_XL

Em clima de luta contra o golpe, aconteceu na noite desta segunda-feira (4), a abertura da 14ª edição do Congresso dos Petroleiros do Norte Fluminense, na base do Sindipetro-NF de Macaé.

Mesa de debate, com o tema “Conjuntura: O impactos do Golpe no Brasil”, composta pelo petroleiro José Maria e pelo vereador de Macaé Marcel Silvano

O tema desta edição é “Os impactos do golpe de 2016 – Lula Livre”. O coordenador do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, fez questão de contextualizar o motivo do tema. “Para quem não sabe: Os petroleiros aprovaram em nível nacional com mais de 70% de assinaturas um manifesto contra a prisão do Lula, pelo Democracia e pela soberania do país. Afinal, se não fosse os concursos e a reconstrução feita pelo presidente Lula. Muitos de nós não estaríamos aqui hoje realizando essa discussão”, explicou.
A composição da mesa de abertura mostrou a diversidade de representatividades que estão junto aos petroleiros na luta contra o golpe e pela defesa do Brasil. Também foi um momento para reforçar a presença das mulheres em grandes debates, já que foi notória a presença das mulheres tanto na mesa,quanto na plenária.

 

Representando a União Nacional dos Estudantes, Júlia Aguiar

Estiveram compondo a mesa os representantes do Crea, André Barbosa; da União Nacional dos Estudantes, Júlia Aguiar; do MST, Marcelo Souza; do PSOL, Leonardo Esteves; do PT, Estephane; do PCdoB, Ricardo Barbosa; da CTB, Fátima Maria; da CUT, Duda Queiroga; da FUP, Simão Zanardi; Da CNRQ, Chico Zé e do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra.

Para encerrar a mesa, Tezeu falou ainda um pouco sobre a importância das greves para a queda do Parente. “Tentaram creditar exclusivamente aos caminhoneiros a queda do Pedro Parente. Mas acreditamos, que essa greve seria a jogada perfeita, que não teria chegado ao gol, se não fosse a greve dos petroleiros. Se não fosse o enfrentamento que nós fizemos”, destacou Tezeu.

Em seguida, foi realizada a mesa de debate, com o tema “Conjuntura: O impactos do Golpe no Brasil”, composta pelo petroleiro José Maria e pelo vereador de Macaé Marcel Silvano. Eles fizeram uma avaliação do atual cenário.

Marcel abriu sua fala falando do golpe que o Brasil sofreu em 2016 e que vem sofrendo todos os dias desde então. O vereador também falou sobre a criminalização daqueles que estão na luta. “A prisão do Lula é uma injustiça contra todos. Trazendo para nossa realidade, vemos o retrocesso dos avanços no interior. De 13 anos para cá, a Região conquistou um Instituto Federal para formar mão de obra, faculdade e universidade públicas, essas que quase fecharam as portas após o golpe. Agora, são 32 mil postos de trabalhos fechados. 15% da população desempregada. Pessoas que estavam se alimentando melhor voltando a cozinhar a lenha”, listou o vereador, que lamentou ainda o aumento da violência na região, consequência dessa redução na qualidade de vida;E destacou ainda a violência contra companheiros de luta como Mariele.

O petroleiro José Maria também destacou os transtornos causados pelo golpe e frisou que essa é a hora do povo retomar o Brasil. “Esse ano vai ser decisivo para nossas vidas. Ou a gente retoma o Brasil ou vamos perder o pouco que temos. Eles já estão fazendo tudo isso, através do golpe, imagina se eles são legitimados pelo voto nas urnas”, questionou Zé Maria.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!