Durante o debate em cima do requerimento de autoria do vereador George Jardim, que cobra esclarecimentos à Secretaria de Educação sobre as providências tomadas quanto as duas crianças da região serrana que estão fora da escola, Marcel Silvano, que preside a Comissão de Educação e vem acompanhando o caso, leio o relatório feito após visita à Escola Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo, na Bicuda Grande. As crianças são moradoras de Cachoeiros de Macaé e estão sem ir a escola desde o início do ano letivo, devido às péssimas condições das estradas.
O caso já foi denunciado ao Ministério Público e, ao Conselho Tutelar, que segundo o vereador Marcel, também não conseguiu chegar à residência das crianças. Além disso, ressaltou que a distância e as condições são tão precárias que impede, inclusive, que os pais tomem medidas próprias para levar seus filhos à escola.
.
“A referida aluna está matriculada no segundo ano do ensino médio. Já próximo de prestar os exames de acesos ao ensino superior, o que torna ainda mais grave a falta de acesso às aulas. O segundo aluno é do Pré I da educação infantil, da Escola Maria Augusta de Aguiar Franco, nucleada do Tarcísio, ambos moradores de Cachoeiro de Macaé. As aulas da rede pública retornaram 5 de fevereiro de 2018 e desde então não tem presença registrada dos alunos citados”, disse Marcel, na leitura do relatório.
Durante o debate, o vereador Guto Garcia, que retomou sua cadeira no parlamento nesta terça-feira, informou que as medidas já estão sendo tomadas. No entanto, Marcel criticou que a solução somente foi tomada agora, com o seu retorno, enquanto poderia ter sido articulada, quando foi encaminhada a denúncia à Secretaria de Educação e nada foi providenciado,
“Quando a solicitação chegou à Secretaria de Educação, foi a direção da escola que informou, uma vez que o controle de frequência é feito na secretaria de Educação”, pontuou Marcel