Search
Degradê com CSS

“A SIT não pode chantagear a população e obrigar o município a conceder socorro financeiro”, afirma vereador petista de Macaé

Vereador-Marcel-Silvano-Foto-Tiago-Ferreira-1-scaled

Durante a Roda da Prensa nessa segunda-feira (13), o vereador petista de Macaé, Marcel Silvano, afirmou que a SIT (Sistema Integrado de Transporte), responsável pelo transporte coletivo na cidade, não pode chantagear a população e obrigar o município a conceder socorro financeiro para que as operações na cidade continuem. O parlamentar enfatizou ainda que desconfia das informações da empresa anunciadas no último final de semana, sobre um colapso financeiro no transporte da cidade devido à crise do novo coronavírus.

Na última sexta-feira (10), a direção da empresa anunciou que há riscos de paralisar os serviços na cidade, caso o Poder Público não conceda socorro emergencial financeiro.

Durante sua participação na Roda da Prensa, Silvano destacou que o contrato da SIT está vigente em Macaé desde 2005 e foi prorrogado, às vésperas das eleições municipais de 2016, até 2025. “São 25 anos que estão concedidos à SIT a exploração do transporte público. O problema é que muito se confundiu na relação de serviço público, de prestação do serviço do transporte, com propriedade privada da empresa, que monopoliza o transporte na cidade atualmente”.

Para o parlamentar petista de Macaé, não há transparência na relação da empresa e município. “Os balanços nunca foram apresentados. Não sabemos realmente se foram justos, os milhões de reais de subsídios mensalmente pagos pelo município, para subsidiar a passagem a R$ 1 e não sabemos, principalmente, se os dados apresentados pela empresa agora, se são algo que merece confiança. Nos últimos anos, 200 cobradores foram demitidos, fazendo com que os motoristas desempenhassem dupla função. A SIT sofreu, várias vezes, com mobilizações dos trabalhadores, que paralisavam porque não estavam recebendo salários e sempre, com muitas desculpas, a empresa informava que o município não estava repassando o dinheiro. Então, a notícia que foi veiculada no último final de semana, chamou muita atenção, porque não trouxe nenhum dado, nenhuma informação e nenhuma consistência”, enfatizou. O vereador petista ressaltou ainda ser chantagem e pressão de uma empresa que pagou os canais impressos e falados da cidade para informar os riscos de encerrar as operações em Macaé. A empresa alegou que a redução de passageiros nos coletivos, devido à crise da Covid-19, impactou drasticamente, as receitas do sistema de transporte. “A SIT, nesta divulgação do final de semana, informa que é imperiosa, ou seja, que o município tem a obrigação de conceder, imediatamente, socorro financeiro à empresa. Eu acho um desrespeito da SIT não tratar a questão com transparência, apresentando balanços, lucros. Não dá para confiar. A empresa possui obrigações contratuais. Sabia dos riscos sim. É difícil saber se estão sendo verdadeiros, se estão com as melhores das intenções. Eu confesso que desconfio demais da SIT. Só iremos saber quando a empresa abrir a caixa preta. Eu solicitei, na Câmara Municipal de Macaé, abertura da CPI do Transporte, mas o Legislativo achou inviável. É preciso apresentar dados concretos, com números da receita, lucros”.

Foto: Tiago Ferreira

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Justiça mantém suspensão de licença para novo trecho da RJ-102 em Búzios

Jovem atleta de Búzios vence etapa nacional de vela e destaca potencial náutico da região

Macaé inicia funcionamento do Abrigo de Inverno para pessoas em situação de rua

Búzios inicia cadastro para agricultores familiares com foco em políticas públicas de apoio ao campo

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!