Menu

Cidades

A Reforma da Previdência

Esta semana começou a primeira grande batalha do governo Jair Bolsonaro. Ela está sendo travada no campo da Previdência Social, e o destino dessa batalha pode definir o futuro político do atual governo.

No entanto, apesar de toda a discussão na imprensa, se perguntarmos a um cidadão comum, o que significa esta reforma e o que está em jogo com esta mudança, poucos vão dar uma resposta satisfatória.

Falta de informação é que não há. Afinal, somos bombardeados todos os dias com milhares de notícias em todos os meios de comunicação. Há estudos de todos os tipos sobre a Reforma da Previdência, a favor e contra. E no entanto, a desinformação existente faz parecer que a medida está sendo discutida na calada da noite e nos porões do poder.

Ou seja, ao mesmo tempo em que existe uma enorme quantidade de informação disponível tal quantidade não é por si só, responsável por produzir um debate mais equilibrado e lúcido sobre a Previdência.

O campo da oposição, liderado pelo Partido dos Trabalhadores, até agora não apresentou uma proposta a ser considerada como um contraponto ao projeto de reforma do governo Bolsonaro. A Esquerda, de uma maneira geral, perde assim uma excelente oportunidade de apresentar-se como um real contraponto ao governo Bolsonaro.

O que pretendo dizer aqui é o seguinte, se a oposição ao governo Bolsonaro apresentasse uma outra proposta à reforma da previdência do governo Bolsonaro, a população muito provavelmente veria esta oposição de uma maneira diferente. A oposição não seria vista apenas como um grupo perdedor e que agora torce “para que tudo dê errado”, algo que repercute muito mal entre os eleitores. Afinal, quem torce para “o circo pegar fogo”, segundo a lógica deste eleitor, não tem nada a oferecer. A oposição ao governo Bolsonaro perde assim a primeira grande oportunidade de apresentar-se como uma real alternativa ao seu projeto político. Mas afinal de contas, por que motivos a oposição não possui nada melhor a oferecer, em contraposição ao projeto do governo de Reforma da Previdência?

Uma das explicações é que na verdade, a oposição e aqui no caso ela é representada principalmente pelo Partido dos Trabalhadores, não apresentaria algo muito diferente do que o governo Bolsonaro pretende levar ao Congresso Nacional para votação, caso estivesse no governo. Ou seja, do ponto de vista estritamente técnico, na eventualidade de uma vitória de Fernando Haddad o projeto de Reforma da Previdência seria no mínimo, muito parecido com o modelo apresentado por Paulo Guedes.

Ora, seguindo a lógica do eleitor este poderia perfeitamente deduzir que se ambos os governos apresentam basicamente a mesma coisa, então, por que não apostar naquele candidato que aos seus olhos se apresentava como “novo”?

Sou de opinião de que isto pesou na decisão deste eleitor, e continua a pesar. Por isso, considero a ausência de uma alternativa da oposição ao Projeto de Reforma da Previdência como a Segunda Derrota da Esquerda, depois das Eleições de 2018.

*Paulo Roberto Araújo é professor de História e suburbano convicto

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu

Jiu-Jitsu Divulgação

Macaense é destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Divulgação

Jornalista lança o livro ‘Funk Delas – A história contada pelas mulheres’ em Cabo Frio nesta sexta-feira (3)