Pular para o conteúdo
Search

Esta semana começou a primeira grande batalha do governo Jair Bolsonaro. Ela está sendo travada no campo da Previdência Social, e o destino dessa batalha pode definir o futuro político do atual governo.

No entanto, apesar de toda a discussão na imprensa, se perguntarmos a um cidadão comum, o que significa esta reforma e o que está em jogo com esta mudança, poucos vão dar uma resposta satisfatória.

Falta de informação é que não há. Afinal, somos bombardeados todos os dias com milhares de notícias em todos os meios de comunicação. Há estudos de todos os tipos sobre a Reforma da Previdência, a favor e contra. E no entanto, a desinformação existente faz parecer que a medida está sendo discutida na calada da noite e nos porões do poder.

Ou seja, ao mesmo tempo em que existe uma enorme quantidade de informação disponível tal quantidade não é por si só, responsável por produzir um debate mais equilibrado e lúcido sobre a Previdência.

O campo da oposição, liderado pelo Partido dos Trabalhadores, até agora não apresentou uma proposta a ser considerada como um contraponto ao projeto de reforma do governo Bolsonaro. A Esquerda, de uma maneira geral, perde assim uma excelente oportunidade de apresentar-se como um real contraponto ao governo Bolsonaro.

O que pretendo dizer aqui é o seguinte, se a oposição ao governo Bolsonaro apresentasse uma outra proposta à reforma da previdência do governo Bolsonaro, a população muito provavelmente veria esta oposição de uma maneira diferente. A oposição não seria vista apenas como um grupo perdedor e que agora torce “para que tudo dê errado”, algo que repercute muito mal entre os eleitores. Afinal, quem torce para “o circo pegar fogo”, segundo a lógica deste eleitor, não tem nada a oferecer. A oposição ao governo Bolsonaro perde assim a primeira grande oportunidade de apresentar-se como uma real alternativa ao seu projeto político. Mas afinal de contas, por que motivos a oposição não possui nada melhor a oferecer, em contraposição ao projeto do governo de Reforma da Previdência?

Uma das explicações é que na verdade, a oposição e aqui no caso ela é representada principalmente pelo Partido dos Trabalhadores, não apresentaria algo muito diferente do que o governo Bolsonaro pretende levar ao Congresso Nacional para votação, caso estivesse no governo. Ou seja, do ponto de vista estritamente técnico, na eventualidade de uma vitória de Fernando Haddad o projeto de Reforma da Previdência seria no mínimo, muito parecido com o modelo apresentado por Paulo Guedes.

Ora, seguindo a lógica do eleitor este poderia perfeitamente deduzir que se ambos os governos apresentam basicamente a mesma coisa, então, por que não apostar naquele candidato que aos seus olhos se apresentava como “novo”?

Sou de opinião de que isto pesou na decisão deste eleitor, e continua a pesar. Por isso, considero a ausência de uma alternativa da oposição ao Projeto de Reforma da Previdência como a Segunda Derrota da Esquerda, depois das Eleições de 2018.

*Paulo Roberto Araújo é professor de História e suburbano convicto

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.