A política da Costa do Sol com Daniel Galvão

Fiscalização ambiental

PROLAGOS 300_250_pix

Por determinação do Ministério Público Federal (MPF), a Prefeitura de Búzios está notificando os proprietários dos imóveis que ocupam áreas de preservação permanente, como praias, costões, rochas e encostas que são protegidos por legislação federal.

Fiscalização ambiental (2)

As praias de Geribá, Ferradura, Canto, Azeda, Ossos, Tartaruga, Manguinhos e Marina, foram alvo de notificações, e as multas aplicadas variam de R$40.000 a R$80.000 além da demolição e/ou retirada das edificações ou construções que estejam invadindo as áreas de proteção.

Pauta positiva

Um aperto de mãos pela Bacia de Campos

Esta semana, o prefeito de Macaé, Welberth (Cidadania), esteve no Rio onde se reuniu com o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Nunes. Em pauta, novos investimentos da estatal na Bacia de Campos, além da flexibilização do uso do Porto de Imbetiba para outras empresas do setor.

Pauta positiva (2)

Ao colunista, o prefeito destacou a importância da Petrobras como parceira estratégica no desenvolvimento econômico de Macaé e região. “O fortalecimento desta parceria é crucial. Estamos trabalhando para que se inicie uma nova Era de prosperidade”, frisou. A agenda com o presidente da Petrobras foi articulada pelo deputado federal, Christino Áureo (PSD).

Alias…

O colunista conversou com Christino que antecipou que novas agendas com Welberth, desta vez em Brasília, estão sendo marcadas por ele em diversos setores do Governo Federal. Segundo o deputado, o objetivo e ajudar a destravar projetos de geração de trabalho e renda no município, além de ações que possam ajudar a prevenir ou combater uma terceira onda de Covid.

Expectativa alta

O indicador de expectativas dos industriais do Norte Fluminense revela otimismo pelo aumento da demanda dos produtos nos próximos seis meses. Foi o que indicou a pesquisa Sondagem Industrial do Rio de Janeiro, realizada pela Firjan e divulgada esta semana.

Expectativa alta (2)

A região atingiu 53,7 pontos em abril, acima do patamar do mês anterior (49,3 pontos) e um pouco acima da média estadual (52,8 pontos). Mesmo diante das incertezas, as expectativas positivas se refletem também na compra de matérias-primas.

Porém…

Em relação ao número de empregados as previsões estão estáveis (50,0 pontos), enquanto as perspectivas de investimento amargam a pior média deste ano (40,4 pontos).

Bola da vez

Fabiano Horta/ divulgação

O prefeito de Marica, Fabiano Horta (PT), respaldado pelos 88% de votos validos dados a ele em 2020, está com o moral alto. O petista, aliás, que também vem colhendo bons resultados no combate a Covid no município, já tem seu nome ventilado como possível candidato do partido ao Governo do Estado em 2022. Em entrevista esta semana ao Extra, contudo, o chefe do Executivo desconversou com elogios a Freixo (PSOL) e a companheira Benedita da Silva. A conferir!

Coisa de doido

Em Nova Friburgo, o Governo Johnny Maycon (Republicanos) sofreu sua primeira dura derrota na Câmara Municipal esta semana. Por 19 votos a 1, o Legislativo sustou o Decreto de intervenção do prefeito na Clínica de Repouso Santa Lucia ocorrido na última sexta-feira, 14.

Coisa de doido (2)

O Governo havia anunciado a intervenção e posterior desinstitucionalização da clínica – que passaria a ser administrada pela Prefeitura. Segundo matéria oficial, os atos “atenderiam uma recomendação do Ministério Público, que vinha sendo ignorada por governos anteriores”.

Coisa de doido (3)

Antes da votação, funcionários e familiares de pacientes da Clínica Santa Lúcia participaram de manifestação pacífica em frente ao prédio da Câmara. A derrota no plenário foi ainda mais contundente no Legislativo porque também contou com os votos dos governistas.

………………………

Pisadinhas

Dr. Aluizio (PSDB) já não sabe o que fazer. O ex-prefeito de Macaé está cada vez mais perto de ter as contas de 2019, que foram rejeitadas pelo TCE, também reprovadas na Câmara Municipal.

André Longobardi até tentou, mas não colou o movimento de especular sua nomeação para a Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé. O bolsonarista foi com muita sede ao pote, entende?

A Alerj instalou esta semana uma CPI para apurar casos de intolerância religiosa no Estado. Foram eleitos, por unanimidade, a deputada Martha Rocha (PDT) como presidente, a deputada Tia Ju (REP) para vice-presidente, além do deputado Átila Nunes (MDB) como relator.

Na próxima sexta-feira, 21, uma reunião vai definir o futuro do Macaé Esporte. Um grupo de empresários e atores políticos se articula para arrendar o clube e leva-lo de volta aos tempos áureos.

Curtiu?! Te espero lá em www.blogdodanielgalvao.com.br

PRENSA 970X250 GOOGLE CONTEMPLADO INTERTEXTO BARRA
Comentários