Em entrevista à Prensa, o secretário de Turismo de Búzios, Dom, fala sobre o projeto para pôr fim a baixa temporada, volta dos navios, calendário de eventos e mais
Em entrevista, em vídeo, à Prensa (que foi transcrita), o secretário de Turismo de Búzios, João Carlos, o Dom, também comentou sobre as ações e eventos que estão sendo organizados para o ano de 2022
Pós-verão e volta dos navios
“É uma situação bem complicada. O turismo de Búzios não se resume a Carnaval, nós temos tentado lotar entre esse hiato que vai ficar do Carnaval até o primeiro evento que vamos fazer que é o Festival de Cinema. Vamos ter um vácuo de quase um mês, então estamos tentando de todas as formas para que os navios retornem. Então, no dia 4, eu e o secretário (de Saúde) Leônidas, assinamos a solicitação para que os navios retornem. O que é uma forma de fomentar nesse espaço entre o feriado e o festival. Nós somos um dos municípios que solicitamos junto à CLIA e agora estamos aguardando a reunião com a Casa Civil para resolvermos a questão se vem ou não os navios. Se vier, vai ser bom para aquecer o comércio até fazermos o primeiro evento, e depois deslanchar”.
Erradicar a baixa temporada
“A nossa proposta é erradicar a baixa temporada, trabalhando apenas na média e alta para que possamos ir de maio até novembro com eventos, e dezembro já entra a sazonalidade e a gente já não precisa estar fazendo esses eventos. É um jeito de manter o comércio aquecido, mas a gente só consegue isso com ordenamento e colocando as pautas que são prioritárias para serem tocadas, PPA, o estudo de capacidade de carga, o plano de gerenciamento costeiro do Mangue de Pedras junto ao Plano de Manejo. Fomentando o turismo da área continental, temos pontos turísticos excepcionais a serem fomentados, procurados e divulgados. Sei que vocês são um canal importantíssimo para divulgar material de Búzios, essas trilhas, APA do Pau Brasil… Búzios hoje está fora do circuito de trilhas do Rio de Janeiro, é o único município que não tá participando. Estamos lutando por isso, abrimos processo o ano inteiro, mas infelizmente por questões burocráticas, mudanças de leis, e documentações de empresa, os projetos não avançaram.
Apoio do prefeito e vereadores
“Agora a expectativa, como conversei com o prefeito, agora é para tocar os projetos de turismo juntos. Por isso estou lá ainda, ele me mantém vivo, com a expectativa de que ele vai fazer pelo turismo. Ele entendeu que nossa mola mestre, nossa maior indústria tem que ser e é o turismo. Tanto é que você vê a questão orçamentária de anos anteriores e a de agora, com participação efetiva dos vereadores que colocaram no orçamento impositivo deles mais um milhão e setecentos mil reais. É uma satisfação, por que eles enxergaram também isso, para fazer evento de surf, velas… Trazer aparatos para atrair esses atrativos turísticos”.
Calendário de eventos
“Ontem conversei com a secretária de Canela, que tem me recebido muito e estendeu o convite para que eu possa ir lá. E eles já estão anunciando a Páscoa, então estamos atrasados um pouco com o calendário anual. Creio eu que, assim que o prefeito chegar, nós vamos conseguir matar essa questão e vamos divulgar o calendário. É um calendário anual que envolve a Secretaria de Cultura, Esporte, da Mulher, Desenvolvimento Social e todas as secretarias que fazem eventos. Então é feito um calendário único e divulgado junto com trade e junto com a população, que é importante a participação”.
Apoio Governo do Estado
“Recentemente trouxemos um projeto legal, mas choveu durante os três dias, que foi o contêiner instagramável. Búzios foi a quarta cidade que recebeu. Foi um projeto bacana, com uma van, no qual, os artesãos buzianos estavam divulgando sua mercadoria. Inclusive comprei dois quadrinhos lá. E dentro do contêiner fica aparecendo as imagens dos destinos turísticos do Rio de Janeiro, além do show na parte de cima, mas a chuva atrapalhou um pouco. E outra coisa que o Tutuca anunciou foi a construção de um mirante, onde solicitamos junto com o prefeito e ele. O mirante é uma coisa fantástica que tem no Guarujá, já fiz contato com o secretário de lá que vai nos receber para uma visita técnica. E é uma coisa espetacular, onde o prefeito escolher será o melhor atrativo que vai ter para tirar fotos e ter imagens de quase 360° de Búzios. Quando Tutuca pegou o projeto na mão ele falou: “Eu não sabia que era isso aqui, muito lindo”. Então Victor, tem muita pauta a ser tocada, tem muitas coisas, tem a TPA, têm todos os eventos, têm nossos projetos. São os projetos do governo Alexandre Martins, que fique bem claro”.
Leia trecho mais político da entrevista em Pólis Fluminense