O local sediou encontros históricos e sempre foi aberto à atividades de interesse público
Nos últimos dois anos muito tem se falado sobre a Praia das Caravelas, a APA do Pau Brasil, e o trabalho desenvolvido na localidade pela parceria entre a Associação Civil Village Praia das Caravelas (ACVPC), o Hotel Apa Pau Brasil e o Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA), no município de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Uma das peças fundamentais desse processo, antes ainda da criação do IEBMA, é o Salão de Praia do Hotel Ecopraia.
Construído em 1990 em terreno particular do condomínio, próximo a praia, o Salão sediou encontros que colaboraram na emancipação político-administrativa de Búzios, por exemplo. Desde então, em especial após a fundação do IEBMA, o local também sempre foi aberto à atividades culturais e socioambientais gratuitas e de interesse público.
“Importantes reuniões foram realizadas no salão da Praia das Caravelas durante o processo de emancipação de Búzios. Também reuniões para dar prosseguimento às ações de fiscalização e proteção da floresta recém tornada APA”, comenta o ambientalista Carlos Muniz, que foi secretário de meio ambiente e também vice-prefeito de Búzios.
Outra característica é a abertura da infraestrutura do local para o público frequentador da praia, como os banheiros, fundamentais para a atividade social da comunidade, e que estão entre as exigências para que o local adquira o selo de qualidade de praias “Bandeira Azul”.
Recentemente, representantes das secretarias de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo, Secretaria de Turismo, além da Câmara de Vereadores, estiveram na Praia das Caravelas. Eles foram recebidos por equipes do IEBMA, da ACVPC e do Hotel APA Pau-Brasil, e puderam conferir o trabalho desenvolvido no local e a infraestrutura existente.
“É um trabalho preparatório, não é imediato, mas há a necessidade de se programar para alcançar as metas necessárias de estruturação das praias para os próximos anos de avaliação”, explicou, na ocasião, o secretário de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Cardoso.
O médico Dr. Joaquim Pinto, que também é morador de Búzios e desde a década de 1990, acompanha as atividades na localidade comenta sobre a importância das atividades abertas ao público que já participou no Salão da Praia.
“Sempre acompanhei as atividades do Instituto com muito interesse e participei de importantes palestras de diversos temas. Encontros de educação ambiental e outras atividades gratuitas”, disse o médico.
Com a queda do contágio de Covid-19, as atividades públicas do IEBMA voltarão a acontecer, com a retomada de eventos e projetos educacionais para a preservação do meio ambiente, e com isso o Salão da Praia terá papel importante no processo de proteção da APA e o avanço na implantação do bairro ecológico das Caravelas, como explica um dos fundadores do IEBMA, Hugo Iurcovich.
“São décadas de atuação ecológica em Búzios, em especial na floresta, onde desde 2002 é a APA do Pau Brasil, e estávamos com nossas atividades limitadas devido a pandemia. Agora vamos retomar o trabalho de conscientização ambiental com estudantes, os projetos com animais silvestres e o espaço do Salão da Praia é crucial como equipamento para acolher eventos, cursos e outras atividades de interesse comunitário”, finalizou.