Pular para o conteúdo
Search

3×0. Sentado na arquibancada eu assistia a comemoração da torcida adversária. Presenciava, em tempo real, de camarote, o rebuliço estrondoso de braços coreografados e mãos estalando em palmas. Ouvia com nitidez o grito alheio e agressivo que insultava as cores que eu vestia. Faziam vibrar o espetáculo com uma fúria selvagem que decapitava a mais corpulenta esperança. Ao meu redor um mar de torcedores quietos e frágeis; incapazes de um único grito que encorajasse seu time. Perguntavam o tempo: Quanto falta? Queriam o fim do açoite. A festa tinha outras cores. Neste instante esquecera a camisa. Importava-me a beleza da algazarra. Em campo meu time trôpego e desorientado era mais ofensivo a si mesmo que o próprio adversário. Um passe errado. Um contra-ataque veloz. O atacante e o goleiro. O quarto gol. Uma onda gigante nascia do lado oposto e vinha barulhenta, linda e destruidora. Parecia que saltaria por sobre o campo e nos esmagaria. Os corpos recuavam ligeiramente e sentiam o peso dos berros que nos aniquilava e expulsava do estádio. Levantei. 46 do segundo tempo. Podia ir, estava acabado. Mas antes, olhei para o outro lado das arquibancadas e resolvi sentar novamente. Sim, a festa deles merecia ser vista.

*Rafael Alvarenga é professor de Filosofia e apaixonado por esportes

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.