Pular para o conteúdo
Search

A fé que atravessa barreiras: Festa da padroeira de Búzios acontece via internet

Em tempo de pandemia devoção à Sant’Anna será celebrada dentro de casa

Com uma programação digna do século 21, a Festa de Sant’Anna, padroeira de Búzios, será inteiramente celebrada via internet. Comemorada dia 26 de julho, a Santa protetora dos pescadores vai receber as homenagens de fé e devoção com muita tecnologia. Em plena pandemia de coronavírus, a Igreja Católica mantém as celebrações, mas para evitar as aglomerações e o risco de contaminação dos fiéis, realizará a festa utilizando a internet.

Através de sua página de Facebook, perfil do Instagram e canal do YouTube, a Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia vai transmitir a novena e as missas dedicadas à Santa. As celebrações começam no dia 17, sexta-feira, e seguem até o dia 26, um domingo, dia de Sant’Anna.

Completando 280 anos de devoção em Búzios, iniciada a partir da construção da capela de Sant’Anna em 1740, a Santa é símbolo de esperança de dias melhores, e sua imagem também chegou à antiga aldeia de pescadores em momento de muita dificuldade e enfermidade, conforme nos conta o devoto Luiz Romano Lorenzi.

– A aparição da imagem de Sant’Anna se deu na praia dos Marimbondos, hoje conhecida como praia dos Ossos, num momento muito difícil, de poucos peixes e de uma grande enfermidade que abateu a aldeia dos pescadores. A história conta. Agora temos algo parecido, uma grande pandemia, uma crise econômica forte, e após a festa acreditamos em dias melhores com a intercessão da nossa padroeira – explica.

Romano diz que na sexta-feira 17, primeiro dia da novena, será realizado o levantamento do mastro com a bandeira da Santa. Doze festeiros vão se revezar nas funções, sendo que a cada dia, um pequeno grupo vai estar presente para auxiliar o padre Cosme na liturgia das missas e na transmissão das celebrações pela internet. Também no dia 17, a Associação de Cultura Popular de Búzios fará uma homenagem à Santa, divulgando nas redes sociais diversos depoimentos de fiéis.

– Foi preciso reinventar a festa, são 280 anos, não são 280 dias.
A festa acontecerá em cada casa, nos corações e na alma dos devotos! Somos um povo forte, fomos criados no mar, a nossa Santa apareceu no mar, sabemos sobreviver às tempestades! Nossos antepassados não deixaram a festa morrer, nós temos essa missão, manter viva a maior, a mais antiga e mais importante manifestação de fé e cultura popular do povo buziano. Ano que vem, se Deus quiser, teremos a nossa tradicional festa que é tão amada e esperada por nosso povo – conclui Romano.

Acompanhe na arte a seguir, a programação completa da Festa de Sant’Anna.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.