Um professor amigo constatou ao entrar numa turma de terceiro ano do ensino médio do colégio onde dá aulas que nenhum aluno sabia dividir 60 por 5. Nenhum ! Destruíram a pedagogia tradicional, aquela da Tabuada, e colocaram o que no lugar ? Nada !
O caos do saber não se restringe a matemática. A esmagadora maioria dos alunos não sabe ver mapas, não sabe localizar a região onde fica o Rio e muito menos apontar as demais paisagens representadas. Destruíram a geografia tradicional e colocaram NADA no lugar
Pior ! Nove entre cada dez alunos do ensino médio das escolas públicas não sabe relacionar nomes, datas e fatos históricos. Ou seja, não sabem nada de História, pois isso é o mínimo que se deve saber para que haja uma reflexão para além do factual. Este conteúdo mínimo era enfatizado pela pedagogia tradicional, aquela que foi destruída para que NADA fosse colocado no lugar.
Tudo isso aponta para uma crise bem maior do que pensamos erm termos de educação. Aponta para uma crise sem precedentes na aprendizagem básica, na aprendizagem mínima. Quem não está preocupado com isso não está preocupado com a educação. Esta deve ser a primeira preocupação de todo educador: “Qual a função da escola ?”. O resto deve vir depois, e está associado à resposta para esta questão central.
Na minha visão, há anos querem acabar com a escola como lugar de saber. A escola tem servido para tudo, menos para o saber. Em geral, querem que a escola vire apenas uma espécie de presídio para abrigar potenciais infratores. A escola está servindo cada vez mais APENAS para tirar alunos das ruas. E, numa escola que tem esta função, a função do professor não é mais a de ensinar, mas a de inspetor, ou, no limite, de guarda penitenciário.