O número chamado “Mães e Filhos” faz parte da série de apresentações do projeto CircoLo Social, que começa nesta sexta (20)
As apresentações do espetáculo “Sentir”, do projeto CircoLo Social, começa nesta sexta-feira (20), em Búzios. O evento é o resultado do trabalho de finalização do ciclo de aprendizado dos alunos da turma 2021/2022. E este ano, o espetáculo traz uma cena do livro “A criança debaixo do guarda-chuva”, do jornalista Victor Viana. O número chamado “Mães e Filhos” fala um pouco sobre o laço familiar de uma mãe contando histórias de dormir para o filho.
“A ideia de trazer o livro ‘A criança debaixo do guarda-chuva’ surgiu por dois motivos: o primeiro é que acredito que a mensagem do livro tem muito a ver com a mensagem do espetáculo e outra foi o vínculo que os participantes criaram com o livro após a roda de conversa que aconteceu com o escritor em uma das oficinas”, explica Sebastian Lyfe, criador do número “Mães e Filhos” e professor no projeto.
Cada participante em cena apresentará o número com o próprio livro que ganhou. Os alunos do projeto CircoLo ganharam os exemplares em uma ação de incentivo à leitura que aconteceu em novembro. O autor participou de três aulas com uma programação que incluiu uma roda de conversa e atividades lúdicas a partir do livro.
“Eles ficaram muito felizes quando foi proposto a ideia de usar o livro e cada um vai usar em cena o livro que ganhou no dia que aconteceu a roda de conversa”, explica Sebastian sobre quando propôs a interação com o livro.
“É uma felicidade enorme ter um número do espetáculo homenageando o livro. Desde que cheguei à cidade, eu admiro muito o projeto, e em novembro realizamos uma parceria de incentivo à leitura. Falar sobre a leitura é sempre um prazer e foi um dia de troca de conhecimento e muito aprendizado para os alunos, professores e todos que estavam lá e que me receberam muito bem, sempre abertos a propostas. Será um grande espetáculo, tenho certeza disso. Eu também acredito que os valores do circo se assemelham a mensagem que o livro passa para crianças, adolescentes e adultos”, comenta o autor, Victor Viana.
O evento começa nesta sexta-feira (20), a partir das 19h, na Praça Santos Dumont. O espetáculo segue nos dias 21, 22 e 27, 28 e 29, também às 19h. Em caso de chuva, a apresentação será no Espaço Cultural CircoLo de Criação, localizado na Estrada da Usina Velha, Village de Búzios.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.