Búzios é feito de sua história e belezas naturais e uma delas é a trilha da Ferradura que termina num destino grandioso
A península de Búzios vai além das 26 praias: a cidade conta com a beleza do mangue de pedras, lagoas, formações rochosas, e também as trilhas. Quem visita Búzios precisa escolher qual destino seguir, mas vai se encantar de qualquer maneira. Um dos destinos mais admirados é a Enseada das Poças, localizado próximo a praia da Ferradura, é um sítio arqueológico com rochas próximas ao mar. O local faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS).
Quem vai lá sempre é impactado pela paisagem. Mas a experiência pode ser ainda mais forte se presenciar o fenômeno da “Cachoeira Salgada”, o que transforma o entretenimento mais grandioso. Isso acontece porque durante a maré cheia o acumulo de água do mar nas rochas transborda e se torna uma cachoeira.
Para chegar ao local é necessário passar por uma trilha que começa pela praia da Ferradurinha, e durante o caminho, do alto, as experiências já valem a pena com a vista do continente. A guia profissional, Nicole Ballon, alerta que é necessário cuidado para ir lá. Já houve acidente com pescadores, que conhecem bem a região, por esse motivo é recomendado ir com um guia experiente.
Yzabela Mota, moradora de Búzios, conta que a vista é “maravilhosa” e nas duas vezes que ela fez essa aventura teve a oportunidade de presenciar a cachoeira. Ela ainda comenta que na descida da trilha é possível ver de um ponto do trajeto, que chama de “forte”; as praias de Tucuns, Geribá e Ferradurinha. “Vale muito a pena. É incrível”, afirma.