Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Audiência Pública discute estacionamento na Praia da Tartaruga

Audiência Pública discute estacionamento na Praia da Tartaruga

Sessão da Câmara desta segunda-feira (7). | Imagem: Reprodução
Sessão da Câmara desta segunda-feira (7). | Imagem: Reprodução

No encontro foi apresentado o projeto de lei que vai regulamentar a atividade de guarda de estacionamento e veículos em Zona de Conservação da Vida Silvestre no município

A Câmara Municipal de Búzios recebeu na segunda-feira (7) uma Audiência Pública para discutir o estacionamento na Praia da Tartaruga. No encontro o secretário do Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Nascimento, apresentou o Projeto de Lei Complementar (PLC), que vai regulamentar a atividade de guarda de estacionamento e veículos em Zona de Conservação da Vida Silvestre (ZCVS).

A proposta de regulamentação ocorre após protestos de trabalhadores que receberam ordem judicial para encerrar a atividade na Praia da Tartaruga. O espaço virou área de preservação ambiental em 2012, apesar de os terrenos terem donos.

O secretário de Meio Ambiente disse que o estacionamento é importante para estrutura turística da cidade, e que o projeto de Lei não é para ampliar a atividade, mas sim licenciar quem já prsticava essa atividade na cidade.

O PLC estabelece condições especiais para emissão de autorização em caráter precário, ou seja, concedida sem a característica da determinação temporal, que contrariem normas urbanísticas vigentes.

A autorização é somente em áreas antropizadas, aquelas cujas características originais foram alteradas, ou seja, áreas impactadas no solo, na vegetação, relevo e etc. que já eram utilizadas. Esses locais precisam ser reconhecidos pela Secretaria de Meio Ambiente por meio de relatório técnico.

O documento também restringe autorização das atividades realizadas somente na Zona de Conservação da Vida Silvestre (ZCVS), conforme Lei Complementar Municipal 14/2006 e as atividades localizadas no Parque Estadual da Costa do Sol (PECSOL) criando pelo decreto 42 929/2011, que ainda não tenham recebido sua indenização pela criação da unidade de conservação.

O requerimento deve ser apresentado conforme abertura de processo administrativo acompanhado de CNPJ; contrato social; requerimento de empresário ou ata de estatuto; identidade e CPF do requerente; procuração, quando for o caso; documento de posse e propriedade do imóvel; certidão negativa de débito do imóvel emitida pelo município; croqui ou planta com demarcação da área; além autorização concedida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no caso de ocupação em área de conservação; e consulta prévia e nada opor da Secretaria de Meio Ambiente. A pasta poderá condicionar a regularização ao cumprimento de medidas compensatórias e mitigatórias ao meio ambiente.

Ficará a cargo da equipe da Secretaria Municipal de Finanças e Arrecadação a análise dos processos, inscrição mobiliária e tributária devida e a solicitação de qualquer documento. Após o pagamento da tributação, será emitido o alvará provisório, com validade de 360 dias e deverá ser renovado 30 dias antes do vencimento.

O alvará emitido terá caráter precário, sendo revogável ou modificável a qualquer tempo pela Prefeitura em ato discricionário, não gerando qualquer direito adquirido ou expectativa de direito ao particular. Nenhuma indenização será paga ao requerente.  

A audiência na Câmara contou com cerca de 50 pessoas entre familiares e proprietários de estacionamento, além dos vereadores Raphael Braga, Uriel, o presidente da Casa Rafael Aguiar, o vice-prefeito e Secretário de Obras, Marcus Valério.

Raphael Braga lembrou da importância de discutir e revisar o plano diretor.

“Não podemos deixar de mencionar que essa discussão tem a ver com o planejamento da cidade, que tem muito que crescer e desenvolver. Precisamos olhar de forma planejado para esse futuro seja promissor”, disse o parlamentar

Rafael Aguiar destacou que essa é a primeira vez que está pensando em algo em definitivo para ajudar os trabalhadores que dependem do estacionamento.

“Essa discussão é de suma importância para a população de Búzios. Cerca de 300 famílias dependem do estacionamento para viver. A atividade na Praia da Tartaruga existe há mais de 30 anos e é a primeira vez que vai ser feita em definitivo. Coloca a Casa Legislativa à disposição para discutir o projeto. Mas é preciso também que os funcionários se vistam adequadamente, deixem vaga para pessoas com deficiência, faça uma chancela para que o turista e morador se sinta acolhido ao ir à praia”, disse Rafael.

“Eu fico muito feliz que o município está se movimentando e empenhados para resolver nosso problema. O turista merece ser recebido bem. Estamos prontos para apoiar esse projeto”, disse Russo de Zila, que trabalha em um dos estacionamentos na Praia da Tartaruga.

O projeto foi encaminhado para Comissão de Constituição, Justiça e Redação para análise na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira (8). O PLC pode ser acessado clicando aqui.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos