Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Proprietários de estacionamento na Tartaruga em Búzios protestam contra ordem de fechamento da área

Proprietários de estacionamento na Tartaruga em Búzios protestam contra ordem de fechamento da área

Como a ordem judicial não foi apresentada, os agentes foram embora, e uma reunião será agendada na Câmara de Vereadores para tratar do assunto. Foto: Reprodução Notícias  Búzios
Como a ordem judicial não foi apresentada, os agentes foram embora, e uma reunião será agendada na Câmara de Vereadores para tratar do assunto. Foto: Reprodução Notícias Búzios

Ato aconteceu nesta sexta-feira (7) após agentes da Secretaria de Segurança e Ordem Pública do município e da Polícia Militar tentaram fechar o local, que seria de proteção ambiental

Na tarde desta sexta-feira (7), os proprietários de um estacionamento na Praia da Tartaruga, em Búzios, protestaram contra uma ação judicial que impede a continuidade da atividade comercial no local. Um dos donos, Môia, como é conhecido, ficou sentado em um banco na entrada do estacionamento impedindo a entrada dos agentes da Secretaria de Segurança e Ordem Pública do município e da Polícia Militar, que tentavam vedar a área. Ele explicou durante uma transmissão ao vivo da página Búzios Notícias, que está no local há 40 anos e cobrou a presença do oficial de justiça e do documento que determinava o bloqueio da área. Como o documento não foi apresentado, os agentes foram embora, e uma reunião será agendada na Câmara de Vereadores para tratar do assunto. 


“O espaço virou área de preservação ambiental em 2012, nós já estávamos aqui há 40 anos. Na hora que fez o TAC (Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público) não viu a gente aqui? Nós somos invisíveis? Agora o prefeito vem tirar a gente daqui. Isso está errado!”, disse Môia na live.

Quem também estava no local foi Willian Santos, que é gerente do estacionamento e um dos herdeiros do terreno. Segundo ele, agentes da Postura os impediram de trabalhar na quinta-feira (6) e nesta sexta as equipes da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal e da Romu foram até o local com uma retroescavadeira para desnivelar o  chão do estacionamento, impedindo a continuidade do trabalho.

“Eu tenho 27 anos e desde que me entendo por gente essa área de estacionamento é sustento de muitas famílias. Entra governo e sai governo e todo final de ano é a mesma palhaçada.  Dessa vez veio uma ordem judicial do Ministério Público dizendo que a gente está desmatando, e a gente não está desmatando nada.  Não trabalhamos ontem e lá na frente, que é a mesma área de proteção ambiental que eles falam, o pessoal trabalhou normalmente. Eles não indenizam a gente e agora querem fechar o local. Isso é injustiça!”, disse o rapaz indignado.
A área pertence a quatro irmãos e em 2011 iniciou-se o processo para transformar o terreno em área de preservação ambiental. A família diz que tem comprovação de posse do terreno, que já funciona como estacionamento há mais de quatro décadas. 

Em nota, a Prefeitura explicou que no fim do ano passado, o MP notificou o executivo para proibir o estacionamento na Praia da Tartaruga, sujeito a multa diária de R$ 5 mil no CPF do prefeito, Alexandre Martins, e do secretário de Segurança e Ordem Pública, Marcus Vallerius. Disse ainda que o secretário do Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Nascimento, está fazendo um estudo para elaboração de uma proposta que será encaminhada à Câmara de Vereadores para aprovar uma nova lei para regulamentar essa ação na Praia da Tartaruga. Ainda de acordo com a Prefeitura, o INEA já deu uma parecer de nada a opor.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos