Menu

Cidades

Búzios: Em meio à polêmica vacinação de servidores do Turismo, profissionais que lidam com vulneráveis aguardam sua vez

  • Home
  • Búzios
  • Búzios: Em meio à polêmica vacinação de servidores do Turismo, profissionais que lidam com vulneráveis aguardam sua vez

A Prensa tenta contato com todos os órgãos mencionados para entender qual critério de vacinação está sendo adotado pelo município

A polêmica postagem de um funcionário do setor de Turismo de Búzios, um jovem de menos de 30 anos, ao publicar uma foto em que comemora ter sido vacinado contra a Covid-19, na terça-feira (30), continua repercutindo na cidade e fora dela. Moradores questionam a ação já que o calendário do município prevê a vacinação de idosos apenas e o número de doses é insuficiente para cobrir até mesmo este grupo prioritário.

Prensa teve acesso à informação de que o caso já teria sido encaminhado ao Ministério Público (MP) para que a Prefeitura responda oficialmente sobre o ocorrido, já que não há informações claras sobre o número de vacinados até o momento, situação e faixa etária, além de denúncias que ainda existem profissionais do setor da Saúde que não foram vacinados.

Outro questionamento é porque não houve ampla publicidade da vacinação de guarda municipais e de servidores do Turismo, em paralelo ao previstos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Ao jornal, a Prefeitura reafirmou o que disse na matéria anterior, que esses funcionários do setor do Turismo foram deslocados para trabalhar na conferência dos QRcodes nas barreiras sanitárias e, por isso, receberam as doses, já que estão trabalhando na “linha de frente”, assim como os Guardas Municipais, que estão nas barreiras desde a última sexta feira (26), quando o superferiado começou no estado do Rio.

O secretário de Turismo Romano Lorenzi também reafirmou as informações oficiais passadas pela comunicação da Prefeitura. Segundo ele, apenas oito profissionais do Turismo foram vacinados. Destes, quatro estão na barreira da Baía Formosa e os outros quatro no entroncamento entre a Rodovia Amaral Peixoto e a RJ-102, que fica de frente para a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, já no território de Cabo Frio e por isso realizada em conjunto com esse município.

No entanto, o questionamento da população fica entorno do porquê desses profissionais do setor do Turismo entrarem agora para o grupo da “linha de frente” enquanto profissionais que realizam atendimento direto a pessoas em situação de vulnerabilidade social, e que continuam realizando suas atividades presenciais, como Conselheiros Tutelares, servidores dos Sistema Único de Assistência Sócia (CRAS e CREAS), e do abrigo municipal, continuam descobertos da primeira dose para a imunização.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do município (APAE-Búzios), protocolou um pedido para vacinar os funcionários e familiares dos atendidos pela instituição, mas ainda não tiveram resposta.

A Prensa entrou em contato novamente com a Comunicação da Prefeitura, que se limitou a responder que todos serão vacinados a seu tempo, sem apresentar uma previsão. Também afirmou que a Prefeitura cumpre determinações do Ministério Público (MP), da secretaria estadual e do ministério da saúde.

“Com uma quantidade ainda insuficiente, estamos priorizando os mais expostos. No caso, os que trabalham nas barreiras, idosos e profissionais de saúde”, disse a comunicação.

A Prensa também entrou em contato com o MP, pedindo informações de quais recomendações foram feitas pelo órgão à Prefeitura e se incluía a vacinação dos profissionais que atuam direta ou indiretamente nas barreiras.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos