Menu

Cidades

Prensa de Babel é selecionada pelo Google entre 12 mil veículos em todo o mundo

  • Home
  • Destaque 1
  • Prensa de Babel é selecionada pelo Google entre 12 mil veículos em todo o mundo
prensa

Ao longo dos quatro anos de existência, o site de notícias Prensa de Babel sempre teve um mote: percorrer um longo caminho, dando um passo de cada vez rumo ao crescimento constante. As vitórias conseguidas pelo veículo sempre foram muito festejadas pela direção e pelos repórteres. A pandemia do novo coronavírus chegou sem avisar e trouxe dias tensos com o encerramento de anúncios, principal forma de manutenção do veículo e dos jornalistas profissionais.

Uma boa notícia viria em seguida: o site foi contemplado pelo Fundo Global de Emergência para Jornalismo, oferecido pelo Google. Cerca de 5.300 veículos de comunicação foram selecionados em todo o mundo em meio a 12 mil inscritos.

Com isso, o período que causou a derrocada de várias empresas de segmentos variados possibilitou à Prensa dar um passo adiante. E com a inserção do capital, será possível manter toda a equipe que compõe a redação, formada por sete jornalistas, seis delas mulheres, chefiadas pela jornalista Camila Raupp. Além desses profissionais, a Prensa conta com a designer gráfica Manuella Paiva Ellon e a especialista em redes sociais Nicolli Barraza.

A editoria do site é de responsabilidade do jornalista Victor Viana.

O fundo também foi utilizado para a reformulação total do layout do site e identidade visual da marca, adotando uma plataforma ‘user friendly’. A partir de agora, o leitor tem acesso facilitado a todas as editorias do site, priorizando a funcionalidade e acessibilidade de dispositivos móveis, como celulares e smartphones.

Outra novidade, um sonho antigo da equipe, é a criação de conteúdo em diversas mídias, ultrapassando o limite do texto escrito e abrangendo vídeos e áudios. Todas as ações só se concretizaram coma aquisição de equipamentos com o dinheiro do fundo.

Site premiado

A Prensa venceu a 2ª edição do Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental em 2019, com a matéria da jornalista Maria Fernanda Quintela sobre o Mangue de Pedras em Búzios.

Dois dos fundadores do Prensa, Camila Raupp e Victor Viana, jornalista Maria Fernanda Quintela e o repórter fotográfico Ronald Pantoja na entrega do Prêmio Prolagos 2019 / foto arquivo
Entrega do Prêmio /vídeo arquivo

Da criação até 2020

A Prensa nasceu para cobrir o “deserto de notícias” nascidas do interior, já que os grandes jornais, localizados na capital do estado, fazem poucas matérias que atingem as cidades e não as conhecem as peculiaridades que as tornam únicas.

Com o foco principal nas coberturas das cidades de Cabo Frio, Búzios, Macaé e Rio das Ostras, o mote do veículo é “dar visibilidade a quem não tem”. Com uma linha editorial sempre progressista e humanista, a Prensa leva aos leitores histórias diferenciadas. Exemplo disto são as diversas matérias que mostram pessoas ou situações que normalmente não estariam em um veículo de comunicação.

Uma dessas é a matéria intitulada “O Afro Bege é doloroso” sempre revisitada pelos leitores e que traz importante discussão acerca do tema.

Já em 2020, com a chegada da ‘coronacrise’ muitos veículos, inclusive a Prensa de Babel, ficam em uma situação financeira ruim. A direção começou a bolar alternativas. Um financiamento coletivo na plataforma Catarse possibilitou que o site se mantivesse em funcionamento de forma básica. A inscrição para o Fundo Global veio logo depois e graças a uma cobertura sólida da ação do coronavírus em Armação dos Búzios, inclusive contestando dados oficiais, e da abrangência do veículo na região, o site conseguiu passar pela avaliação criteriosa do Google.

E com isso, a Prensa de Babel reafirma o compromisso de continuar crescendo e levar notícias bem apuradas, relevantes e de importância para as cidades da região, se comprometendo perceber as notícias locais com um olhar aguçado, mas sem perder o foco nas questões regionais.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Guarda Ambiental de Búzios e Instituto Larissa Saruê realizam soltura de animais silvestres na APA do Pau Brasil

Cabo Frio amplia vacinação contra a gripe influenza para toda a população acima de 6 meses

Coordenadoria-geral de Igualdade Racial de Cabo Frio divulga calendário mensal de atividades

Vacina da gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Rio das Ostras