A Prefeitura de Maricá promoveu, nesta terça-feira (05/11), o 7º Seminário Empresarial de Turismo, que reuniu gestores e empresários do setor no espaço de eventos Diamond, em Ponta Grossa. O encontro, composto por três painéis, abordou temas essenciais para o fortalecimento do turismo na cidade, como turismo gastronômico e o desenvolvimento do polo cervejeiro, além de estratégias para o turismo corporativo e receptivo, e o calendário de eventos para 2025.
Organizado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em parceria com as secretarias de Turismo, Trabalho, e Promoções e Projetos Especiais, o evento contou com a presença de líderes do setor. Entre eles estavam o secretário José Alexandre Almeida, o presidente da Rota Gastronômica de Maricá, Alexandre Pietrobom, o consultor do polo cervejeiro Sérgio Paiva, e o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), Guilherme Abreu.
Plano Municipal e Projetos para 2025
Durante a abertura, o secretário José Alexandre Almeida destacou as ações do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável, conhecido como Maricá 2030. “Este seminário é um pilar importante do projeto Maricá 2030. Nossa meta é organizar e promover os roteiros turísticos e eventos de forma segmentada, algo que antes não existia”, explicou.
Oportunidades no cenário nacional e internacional
Hamilton Lacerda, presidente da Codemar, também apresentou as oportunidades de crescimento para o turismo de Maricá no contexto nacional e internacional, ressaltando a importância de expandir e consolidar o setor. Desde 2018, o Seminário Empresarial de Turismo tem como objetivo qualificar o setor, promovendo o intercâmbio de informações entre empresários e agentes de turismo locais.
Com foco no desenvolvimento sustentável, o evento reafirma o compromisso de Maricá em fortalecer a economia local e posicionar-se como um destino de destaque no turismo brasileiro.