Pular para o conteúdo
Search

6ª edição do Festim Macaé será em novembro

Festival acontece entre os dias 5 e 12 de novembro, no teatro Sindipetro, em comemoração ao mês da cultura

O FESTIM, um dos principais festivais de cultura do Estado do Rio de  Janeiro, abriu as inscrições para sua sexta edição e vem com muitas  novidades. Contemplado pelo segundo ano consecutivo no edital  “Retomada Cultural” da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do  Estado do Rio de Janeiro (SECEC), o festim acontecerá  presencialmente. Serão artistas convidados, mostra competitiva de  teatro ao vivo, exposição fotográfica e a Campanha Festim Solidário. 

Serão distribuídos mais de R$ 15 mil em cachês e prêmios. Para o  diretor de produção do Festim, Aldebaran Bastos, é uma alegria muito  grande ter sido contemplado pela segunda vez em um dos editais mais  concorridos do Estado. Ele atribui a conquista a todo empenho e  dedicação de sua equipe, formada por agentes culturais, artistas,  produtores, além de uma rede de companhias de teatro de todo o  Brasil, entusiastas, e empresas parcerias que sempre apostaram na  realização desse festival. 

“Esse ano o FESTIM tem um significado muito simbólico. Ano passado,  em meio a total incerteza de como ficaria o teatro do futuro, em virtude  da pandemia, fizemos o festival online, sem a presença do grande  público. Foi na garra, ainda com medo, lembro de toda equipe técnica  de máscara e seguindo rigorosamente os protocolos de segurança. O  festival foi lindo, tivemos mais de 20 mil visualizações em nosso canal  no youtube. Em 2022 é o momento de tirarmos as máscaras e  encontrarmos o público. Chamaremos alguns artistas para ter a chance  de reapresentar presencialmente, o que é muito significativo para nós.  Mas do que nunca, o teatro resiste. Macaé e cidades vizinhas, precisam  de ações emergentes para atender a demanda cultural da região que é  riquíssima e o FESTIM é uma grande ferramenta nesse sentido,  ressaltou. 

Além da premiação em dinheiro, o Festim também gera emprego para  profissionais da área, criando uma oportunidade de geração de renda para cerca 100 pessoas, entre técnicos e artistas, além de movimentar o  mercado local.  

Para 6ª edição o objetivo é expandir o festival, mas também fomentar  as inscrições da região norte fluminense, que historicamente sempre  foram muito baixa. Segundo Aldebaran, o festival recebe muitas  inscrições da capital, de outros estados e até de fora do país. Para tentar  mudar essa realidade, metade das vagas, preferencialmente, serão do  interior. Dessa forma, iremos apoiar e promover o intercâmbio entre a  capital e a região norte fluminense, transformando-o em um evento  plural, da promoção das artes integradas, com convidados de vários  segmentos da arte. Após as apresentações, iremos abrir uma sala de  conversa pela plataforma Zoom, com os participantes e júri. Achamos  muito importante essa presença do grupo, para construção crítica e  artística sobre o trabalho apresentado, gerando assim, um maior  intercâmbio entre os envolvidos, preservando o objetivo do festival. Os  jurados irão ter a responsabilidade de destacar a melhor cena, melhor  texto, melhor direção, melhor ator e melhor atriz”, concluiu. 

Neste ano, ocorrerá a segunda edição da Exposição Fotográfica do  Festim, que será realizada de 5 a 12 de novembro, na Galeria do Sindipedro, no Centro de Macaé, com entrada gratuita. Na exposição,  serão retratadas todas as edições do Festim. No mesmo período da  exposição, como já é tradição, será realizada ainda a Campanha  Solidária do Festim, com arrecadação de donativos que serão revertidos  às instituições sociais do município.  

As inscrições para a 6ª edição do Festim já foram iniciadas. Para mais  obter mais informações, é só acessar o instagram @festim_festival ou  pelo link onde encontrará o edital e  formulário de inscrição. Podem se inscrever grupos ou artistas  independentes de teatros nacionais e internacionais. Para a seleção, a  curadoria dos grupos inscritos será feita por uma comissão composta  por profissionais da área teatral. Serão selecionados trabalhos inscritos,  sendo até 8 esquetes para compor a programação competitiva do  festival, além de artistas convidados para compor a programação. 

Agradeço, mais uma vez, a todos os parceiros e incentivadores do  Festim. E a equipe de produção 2022: Marcelo Fonseca, pela escrita do  projeto, Viviane Santos pela produção e mídia, Fabrício Bittencourt pela nossa identidade visual, Pedro Terra Araruna, fotógrafo que através de suas lentes eternizou registros incríveis da trajetória do festim e muitos outros, sem eles, nada disso seria possível, afirmou  Aldebaran Bastos.  

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.