Pular para o conteúdo
Search

Tudo parado de ponta a ponta – Búzios quer ciclovia e calçadas

Por Sandro Peixoto

 

a2de37c8-4d8f-42ae-98bc-887c2be1c24c
Ponto em João Fernandes lotado

 

Mais um dia de caos no transito da cidade. Desde cedo o fluxo apresentava problemas. Principalmente na Avenida Bento Ribeiro Dantas, que por incrível que pareça começa naquele trevo da Rodovia Amaral Peixoto – próximo do Posto até que o fim de Búzios, e só acaba na Praça dos Ossos. Desde o último dia de 2016 o transito está parado. Mas é a tarde, quando a maioria dos turistas deixam as praias da ponta de península para voltar para casa que a coisa complica. Um amigo levou 3 horas para sair do Centro e chegar a Geribá, aonde reside. Uma hora foi consumida entre a entrada da praia do Forno e a entrada da Tartaruga.

 

 

 

 

O caos em direção ao continente é compreensível afinal muita gente se hospeda em Manguinhos, Geribá e adjacências. Isso sem falar naquelas pessoas que ficam em casas e pousadas nas cidades vizinhas (por ter hospedagem mais barata) e resolvem curtir o dia em nossa cidade. Mas nada explica o transito em direção contrária. Quem estava chegando para trabalhar no centro sofreou tanto quanto quem estava saindo da cidade. E não adianta abrir novas rotas. Mais ruas e mais avenidas sempre foram sinônimo de engarrafamentos.

 

Com o confusão instaurada, muita gente desceu do carro e seguiu a pé e outros mais afoitos entravam por qualquer rua que lhe parecesse livre. Mesmo sendo contramão. Um desses motoristas, com um adesivo colado no carro onde se livra “sou contra a corrupção” revelou que pegou varias “contramão” para não ficar preso no trânsito. Até calçada subiu, revelou sem nem perceber o quão errado foi o que confessou.

O Brasil tem hoje quase 40 milhões de carros leves de passeio em circulação. O que dá um carro para pouco mais de 5 pessoas. As ruas de Búzios (principalmente a avenida que corta a cidade do continente a ponta da península) sempre serão as mesmas. Pouco mudará. Só existe uma saída para o caos e ela foi definida nas inúmeras discussões do Plano Diretor. A cidade primeiro para os transeuntes, depois para os ciclistas, em seguida para o transporte público e por fim, para o automóvel.

Não sei como faremos isso, mas tenho certeza que não existe outra saída pratica para o problema.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.