No verão, é comum que as pessoas passem mais tempo fora de casa para aproveitar os dias mais longos, além de se refrescar das altas temperaturas. Neste período, dentre as atividades prediletas do brasileiro está o ciclismo, uma prática que vem sendo impulsionada nas principais cidades do país por meio dos sistemas de bicicletas compartilhadas da Tembici.
“O crescimento da micromobilidade por meio do uso de bikes contribui para uma sociedade mais saudável e com melhor qualidade de vida, além de gerar ganhos fundamentais para o meio ambiente. Até o momento, as viagens com as bikes compartilhadas do Rio de Janeiro, durante 2023, economizaram potencialmente 302 toneladas de CO2, o equivalente ao oxigênio limpo produzido por mais de 2.118 árvores – enquanto os deslocamentos representam um total de 145 voltas na Terra”, afirma Gabriel Reginato, diretor de negócios da Tembici.
E para que mais pessoas conheçam o melhor da capital carioca, a Tembici decidiu elencar dicas dos melhores roteiros para passar o verão da melhor maneira possível – ou seja, pedalando. Confira:
RIO HISTÓRICO
Se o objetivo do passeio for passar pelos principais pontos culturais da cidade, então vale a pena utilizar as laranjinhas para passear pela Praça XV, repleta de atividades como museus, centros culturais e prédios históricos. De lá, é possível pedalar até o Boulevard Olímpico, Cinelândia e Avenida Rio Branco – uma das vias mais bonitas e emblemáticas de toda a capital.
Além disso, aproveitando a região central e boêmia, os tradicionais bairros Tijuca, Andaraí, Vila Isabel, Grajaú e São Cristóvão receberam estações das laranjinhas nos últimos anos. Que tal pegar uma bici e passear pela histórica Quinta da Boa Vista e de lá, conhecer o gigante Maracanã e as belas ruas arborizadas do bairro Grajaú.
PARQUE DO CANTAGALO
OParque do Cantagalo é o ponto preferido da Lagoa Rodrigo de Freitas e local ideal para piqueniques ou simplesmente assistir ao espetáculo chamado “pôr-do-sol carioca”. É possível chegar com muita facilidade até o local, que é rodeado por ciclovias e praticantes dos mais variados esportes.
ROTA DO QUEBRA MAR
Que a Barra da Tijuca é um dos locais mais bonitos da capital fluminense, isso não é segredo para ninguém. No entanto, o que poucos sabem é que o local guarda também atrativos que seguem desconhecidos até mesmo por uma parte dos cariocas, e o Quebra Mar é um exemplo disso, excelente ponto para curtir o visual do mar da região.
PRAIA VERMELHA E ENSEADA DE BOTAFOGO
Iniciando o trajeto na Mureta da URCA, é possível pedalar até a praia vermelha pela ciclovia da Avenida Pasteur, excelente opção de passeio pela região sul da cidade, a rota da praia vermelha é a escolha ideal para aqueles que procuram pedalar um pouco menos, mas sem abrir mão de contar com uma paisagem digna de tirar o fôlego. Quem está próximo da praia vermelha pode ir num destino pouco usual para turistas, a região conta com fácil acesso até a Marina da Glória, onde o ciclista pode encontrar uma visão panorâmica do centro da cidade – além de ser o melhor ponto para observar os aviões decolando do aeroporto Santos Dumont.