A Petrobras confirmou na noite desta quinta-feira (3) que detectou um vazamento em um dos tanques de uma plataforma no litoral do Rio de Janeiro. Em nota, a estatal informou que o vazamento teve início na manhã desta quarta-feira (2), em um dos tanques do FPSO Cidade do Rio de Janeiro, no campo de Espadarte, na Bacia de Campos, a aproximadamente 130 quilômetros da costa de Macaé.
De acordo com a Petrobras, três embarcações atuam na dispersão da mancha, cujo volume inicial foi estimado em 1,4 mil litros de óleo cru. Segundo o Ibama, esse vazamento gerou uma mancha de 31 quilômetros no mar, uma área semelhante a 4 campos de futebol.
A Petrobras informou que a unidade, afretada pela companhia e operada pela Modec do Brasil, já se encontrava com a produção interrompida desde julho de 2018 para processo de descomissionamento (desativação da unidade).
Segundo a empresa, um plano de emergência foi imediatamente acionado pelas empresas e que medidas de controle da situação foram tomadas, cessando o vazamento. Os órgãos reguladores foram devidamente informados e uma comissão de investigação irá apurar as causas do incidente em cooperação com a Modec.