Pular para o conteúdo
Pesquisar
Degradê com CSS

CGTN: Visita do presidente Xi ao Festival da Primavera destaca o cuidado da China com as pessoas

O presidente chinês Xi Jinping encerrou sua turnê de inspeção do Festival da Primavera em Pequim na terça-feira. Ao longo de dois dias, as visitas de Xi destacaram o foco da China nos cuidados aos idosos, nas formas emergentes de emprego e na renovação urbana. A CGTN fala sobre a turnê em profundidade, mostrando como ela reflete uma abordagem resoluta de governança centrada nas pessoas: todas as medidas visam atender às necessidades públicas urgentes e garantir que as cidades realmente sirvam como lares que beneficiem as pessoas.

PEQUIM, Feb. 12, 2026 (GLOBE NEWSWIRE) — Em pé em um restaurante escondido em um beco de Pequim, o presidente chinês Xi Jinping consultou o cardápio e os preços do dia e perguntou sobre serviços de refeições para idosos. Em um apartamento de idosos próximo, ele perguntou sobre os exames de saúde dos residentes, programas de reabilitação e cuidados diários.

Xi, também secretário-geral do Comitê Central do PCC e presidente da Comissão Militar Central, fez a visita a uma zona de atendimento a idosos no distrito de Xicheng na terça-feira como parte de uma turnê de inspeção de dois dias do Festival da Primavera, o feriado tradicional mais importante da China que simboliza um momento de renovação, calor humano e fortalecimento dos laços familiares.

Além da parada na segunda-feira em um parque nacional de inovação em tecnologia da informação para análise da inovação tecnológica – uma prioridade de longa data – a turnê de terça-feira destacou o esforço contínuo da China para fortalecer o bem-estar social e os meios de subsistência, com foco particular no cuidado de idosos, proteções para os trabalhadores em novas formas de emprego e avanço da governança urbana.

Serviço de assistência ao idoso

A zona de serviço de cuidados a idosos que o presidente Xi visitou faz parte das iniciativas de melhoria dos meios de subsistência de Pequim de 2024. Abrangendo 510 metros e 12 prestadores de serviços, incluindo um centro cultural e um apartamento para idosos, com instalações sem barreiras e renovações adequadas para o idoso.

Dados oficiais indicam que a população da China com 60 anos ou mais atingiu 320 milhões, representando cerca de 23% da população total. Nos últimos anos, as autoridades intensificaram as medidas para lidar com o envelhecimento da população, incluindo a expansão da cobertura de pensões e o fortalecimento das redes comunitárias de atendimento a idosos.

Atualmente, o número de participantes no sistema de seguro de pensão básico da China ultrapassou 1,07 bilhão, cobrindo toda a população elegível. Em todo o país, a China tem mais de 400.000 instalações de cuidados a idosos e quase 8 milhões de leitos de cuidados. A China também está acelerando o desenvolvimento de uma rede de cuidados que coordena serviços domiciliares, comunitários e institucionais, ao mesmo tempo que integra os cuidados aos idosos com cuidados médicos e apoio à reabilitação. Os “círculos de atendimento a idosos de 15 minutos” urbanos também estão tomando forma.

De acordo com o 15º Plano Quinquenal da China (2026-2030), o país expandirá ainda mais os serviços básicos de cuidados aos idosos, fortalecendo as redes de cuidados urbanos e rurais e acelerando as atualizações próprias para idosos e sem barreiras para as instalações públicas. O plano também pede esforços para promover o crescimento da “economia dos cabelos brancos”, desenvolvendo indústrias e serviços para uma população em envelhecimento.

“O cuidado e o apoio aos idosos é responsabilidade de toda a sociedade”, disse Xi, pedindo esforços para a criação de melhores condições para que eles possam ter uma velhice feliz e gratificante.

Novas formas de emprego

Do lado de fora do restaurante, Xi encontrou três entregadores que estavam descansando e perguntou sobre a carga de trabalho, renda e plano de férias. Ele agradeceu sua contribuição para o funcionamento da vida urbana.

Xi disse que as cidades não poderiam operar sem eles e instou as autoridades locais a fornecer um melhor apoio aos trabalhadores em novas formas de emprego, incluindo serviços relacionados à vida, trabalho e aprendizagem.

A China tem cerca de 84 milhões de trabalhadores envolvidos em novas formas de emprego, a maioria com menos de 35 anos, de acordo com dados oficiais. Em 30 de novembro de 2025, o volume anual de entregas expressas da China ultrapassou 180 bilhões de encomendas pela primeira vez, ressaltando a escala de demanda que surgiu ao lado da economia de plataforma em rápida expansão do país.

O 15º Plano Quinquenal da China identifica o pleno emprego de alta qualidade como um objetivo fundamental de subsistência, exigindo proteções mais fortes dos direitos trabalhistas e melhoria da segurança social para os trabalhadores em novas formas de emprego. O Ministério de Recursos Humanos e Previdência Social declarou em 27 de janeiro que a China elaborará medidas para proteger os direitos e interesses básicos desses trabalhadores.

Renovação urbana e governança

Xi também visitou a área comercial de Longfusi, no distrito de Dongcheng, explorando um mercado do Festival da Primavera e barracas que vendem produtos de Ano Novo.

Longfusi há muito tempo é um dos locais de feiras de templos mais conhecidos de Pequim. Nos últimos anos, a área passou por reformas e redesenvolvimentos, sendo transformada em um distrito comercial que combina elementos culturais tradicionais com experiências modernas de consumo.

O projeto é um exemplo do impulso mais amplo da China para a renovação urbana. Nos últimos anos, o país promoveu reformas em larga escala de comunidades residenciais envelhecidas e moradias em ruínas, construiu parquinhos e vias verdes urbanas e revitalizou bairros históricos, edifícios antigos e patrimônios industriais, ao mesmo tempo em que fortaleceu a integração com as comunidades vizinhas.

Dados oficiais mostram que, nos últimos cinco anos, a China renovou mais de 220.000 antigas comunidades residenciais, beneficiando quase 39 milhões de famílias. Somente em 2025, a China lançou projetos de renovação de 27.100 antigas comunidades urbanas e instalou 14.000 elevadores. O país também construiu mais de 4.700 parquinhos e mais de 5.800 quilômetros de vias verdes urbanas e renovou 156.000 quilômetros de redes de dutos subterrâneos em 2025.

A visita de Xi ocorre no momento em que a China continua a enfatizar as prioridades da política interna destinadas a aumentar os meios de subsistência das pessoas. Sua atenção aos cuidados com idosos, emprego e condições de vida é um exemplo da abordagem resoluta de governança centrada nas pessoas: todas as medidas visam as necessidades públicas urgentes, garantindo que as cidades sirvam como lares genuínos que beneficiem as pessoas.

https://news.cgtn.com/news/2026-02-11/President-Xi-s-Spring-Festival-tour-highlights-China-s-care-for-people-1KG00x467de/p.html

Contato: [email protected]

Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9653900)

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Campanha de doação de sangue reforça estoques em Macaé antes do Carnaval

Prolagos e Enel atuam em operações especiais antes e durante o Carnaval

Shopping Park Lagos realiza Park Folia com programação gratuita de Carnaval em Cabo Frio

Rio das Ostras e Macaé somam mais de 1.200 vagas de emprego abertas nesta semana

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]