Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Obesidade e varizes têm relação e exigem atenção médica

Obesidade e varizes têm relação e exigem atenção médica
Obesidade e varizes têm relação e exigem atenção médica

No Brasil, 31% dos adultos são obesos, segundo o Atlas Mundial da Obesidade, publicado pela Federação Mundial da Obesidade. A condição aumenta o risco de ter varizes, caracterizadas por veias dilatadas e tortuosas, principalmente na região das pernas, coxas e pés.

De acordo com o cirurgião vascular Dr. Sergio Ari, a obesidade prejudica a circulação venosa dos membros inferiores por diferentes mecanismos, que vão desde efeitos mecânicos diretos até alterações bioquímicas crônicas.

“O excesso de gordura visceral e subcutânea eleva significativamente a pressão dentro da cavidade abdominal. Isso causa compressão direta das veias pélvicas e ilíacas, que são as principais vias de drenagem do sangue das pernas”, diz o Dr. Sergio Ari.

“A gordura abdominal atua como uma ‘pinça’ sobre as veias profundas, dificultando o retorno venoso do sangue das pernas em direção ao coração, gerando uma hipertensão venosa crônica (aumento da pressão dentro das veias), que é o fator central na insuficiência venosa”, complementa.

Outro fator é a sobrecarga mecânica, que leva à compressão das paredes venosas, impedindo o fechamento correto das válvulas. Isso leva a uma disfunção e ao refluxo, ocasionando uma dilatação progressiva das veias, detalha o médico.

“Por último, a obesidade leva a uma inflamação crônica que resulta na produção de citocinas pró-inflamatórias pelo tecido adiposo, que danificam o endotélio vascular (revestimento das veias) e reduzem o teor de elastina, alterando a integridade estrutural das veias (causa da dilatação e tortuosidade)”, afirma Dr. Sergio Ari.

O cirurgião vascular e fundador da Clínica Angioclin, localizada em São Bernardo do Campo (SP), ressalta que o controle do peso deve ser considerado parte fundamental do tratamento e da prevenção da doença venosa. Dr. Sérgio Ari explica que esse cuidado é a base da manutenção da saúde vascular, ajudando a garantir que os resultados de uma cirurgia ou escleroterapia (injeção de medicamentos) durem anos, em vez de meses.

“Atualmente, temos muitos recursos para o tratamento da obesidade, que não se limita apenas à dieta e à atividade física. Precisamos reequilibrar todo o metabolismo, pois estes pacientes apresentam um processo inflamatório importante, além do estresse oxidativo com formação de radicais livres. Assim, é necessário fazer uma ampla abordagem por meio de uma equipe multidisciplinar”, diz o profissional.

O acompanhamento, segundo o Dr. Sergio Ari, deve ser contínuo, de acordo com o grau de evolução do paciente. Dessa forma, é possível reduzir um dos principais fatores que impactam sobre a saúde vascular. De acordo com o médico, há também outros causadores, como predisposição genética, idade avançada, sexo feminino (devido a gestações e hormônios), sedentarismo e permanência prolongada em pé.

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) revelam que, no Brasil, pelo menos 145 mulheres são internadas todos os dias para tratamento de varizes, o que equivale a cerca de seis cirurgias por hora realizadas na rede pública de saúde.

O levantamento, feito a partir de registros do Ministério da Saúde, mostra que, entre 2013 e 2022, 76% dos 695 mil casos registrados envolveram mulheres, totalizando mais de 529 mil internações no período.

O Dr. Sergio Ari alerta, ainda, que as varizes não são apenas uma questão estética, pois podem causar dor e levar a complicações como dermatite ocre, úlceras venosas, tromboflebite e até trombose. A consequência é um impacto negativo na qualidade de vida, além de custos elevados com saúde.

Para saber mais, basta acessar: https://angioclinsp.com/

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Campanha de doação de sangue reforça estoques em Macaé antes do Carnaval

Prolagos e Enel atuam em operações especiais antes e durante o Carnaval

Shopping Park Lagos realiza Park Folia com programação gratuita de Carnaval em Cabo Frio

Rio das Ostras e Macaé somam mais de 1.200 vagas de emprego abertas nesta semana

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]