Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Barretos projeta turismo em 2026 com a Festa do Peão

Barretos projeta turismo em 2026 com a Festa do Peão
Barretos projeta turismo em 2026 com a Festa do Peão

Barretos, no interior de São Paulo, se prepara para a edição 2026 da Festa do Peão de Boiadeiro, agendada para ocorrer de 20 a 30 de agosto. O evento integra o calendário de festas populares do país e, historicamente, provoca aumento temporário no fluxo de visitantes. A expectativa é que setores ligados à atividade turística, hospedagem, transporte e serviços, ampliem sua demanda durante o período.

A projeção de crescimento em 2026 é baseada em dados da última edição da festa. Levantamento realizado pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET/Sindtur‑SP) apontou que a 70ª Festa do Peão, em 2025, registrou 990 mil visitas e movimentou diretamente R$ 600 milhões na economia regional. Os números servem de referência para dimensionar o impacto econômico esperado em 2026."A Festa do Peão de Boiadeiro gera emprego e renda e movimenta toda a cadeia do turismo; é um orgulho para o nosso Estado sediar um evento desse porte", destacou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, ao comentar a pesquisa do CIET. O presidente da associação organizadora Os Independentes, Jeronimo Luiz Muzeti, ressalta que a última edição atingiu todas as expectativas e gerou uma grande movimentação financeira para a região."Demanda por hospedagem em Barretos e região

A concentração de visitantes em um curto período pressiona a capacidade da rede hoteleira local. Barretos conta com cerca de 25 hotéis e 15 pousadas, somando mais de 3,6 mil leitos, conforme levantamento divulgado em reportagem do O Diário Interativo. Como mais de 83% dos visitantes da Festa vêm de outros municípios e permanecem cinco a seis noites na região, a ocupação se aproxima do limite em datas próximas às principais atrações. O mesmo levantamento estima que a edição de 2025 recebeu entre 900 mil e 1 milhão de visitas e gerou mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, evidenciando a importância da festa para a economia local.

Muzeti observa que o impacto se estende a cidades vizinhas: "A Festa gera um impacto econômico significativo, estendendo-se por Barretos e cidades vizinhas, com o setor de hotéis e pousadas sendo um dos principais beneficiados".Olímpia: oferta complementar de hospedagem e lazer

O município de Olímpia, localizado a cerca de 50 quilômetros de Barretos, é um dos principais destinos de lazer do interior paulista e possui uma infraestrutura hoteleira robusta. Segundo reportagem do Hoje em Dia, feita em parceria com o CIET, projetou que, durante as férias escolares de julho de 2025, a cidade receberia mais de 500 mil turistas, dos quais 369.863 se hospedariam em meios de hospedagem regulares e 62.104 em casas de temporada. A mesma projeção estimou taxa média de ocupação hoteleira de 66,78% e destacou que Olímpia dispõe de mais de 35 mil leitos, uma das maiores redes hoteleiras do Brasil.

No primeiro semestre de 2025, a cidade registrou 2.073.900 visitantes, crescimento de 17,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa capacidade instalada, somada aos parques aquáticos (como Thermas dos Laranjais e Hot Beach), torna o município um destino complementar para visitantes da Festa do Peão que buscam opções de lazer e hospedagem. Entre os serviços disponíveis, pacotes turísticos e reservas online oferecidos por agências especializadas facilitam a organização da viagem. O prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani, afirmou que a alta expectativa de visitação consolida a cidade como "principal destino de turismo familiar do país", indicando o potencial de sinergia com eventos regionais.Programação e canais oficiais

A programação detalhada da Festa do Peão 2026, incluindo competições, shows e serviços, é divulgada pelos organizadores Os Independentes. Interessados podem acompanhar atualizações nos canais oficiais da festa e em perfis especializados em turismo regional, que reúnem informações sobre deslocamento, estadias e atrações no interior paulista.

Com base nos dados mais recentes, a Festa do Peão de Barretos segue como um dos principais motores do turismo no interior de São Paulo. A edição de 2026 deve reforçar esse papel ao atrair milhares de visitantes, aumentar a demanda por hospedagem e beneficiar os setores de serviços e comércio. A integração com municípios vizinhos, especialmente Olímpia, amplia a oferta de leitos e de opções de lazer, contribuindo para a circulação de turistas e para o fortalecimento da economia regional.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Aretê e o arquiteto que ensinou Búzios a não crescer demais

Câmara de Cabo Frio gastou R$ 1,7 milhão com limpeza de carpete e contratos são investigados pelo MP

Arte In Ouro inaugura nova loja em Cabo Frio com foco em experiência e design

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]