Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Emagrecer envolve causas diversas e requer cuidado médico

Emagrecer envolve causas diversas e requer cuidado médico
Emagrecer envolve causas diversas e requer cuidado médico

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Ideafix revelou que o desejo da maioria das brasileiras é emagrecer. O estudo foi realizado a pedido da NESFIT e entrevistou 800 mulheres a fim de entender a percepção das brasileiras sobre seu corpo e identificar hábitos em relação à alimentação, dietas e atividades físicas.

De acordo com a pesquisa, metade das entrevistadas relataram que não se esforçam para alcançar o peso desejado e, mesmo quando há empenho para o emagrecimento, este não é efetivo, trazendo à tona o chamado "efeito sanfona".

O Dr. Emerson Cruz, médico, escritor, palestrante e cofundador do Instituto Vallis, localizado em Tubarão (SC), chama a atenção para os principais erros na hora de adotar protocolos de emagrecimento sem avaliação médica.

"Várias causas podem impedir o emagrecimento, o que evidencia a importância da abordagem integral – que combina diagnóstico detalhado, medicina preventiva e planos personalizados para promover perda de peso saudável", explica.

Dr. Emerson Cruz conta que reduzir o emagrecimento a uma questão de comer menos ou "queimar calorias" é um dos principais erros cometidos por quem inicia protocolos de emagrecimento.

"Sem uma avaliação médica adequada, ignoram-se fatores como distúrbios hormonais, inflamação crônica, déficit de micronutrientes e até problemas emocionais que podem estar sabotando os resultados", afirma o médico.

Além disso, avança, muitos indivíduos recorrem a medicamentos ou dietas restritivas sem acompanhamento, o que pode trazer riscos à saúde e gerar efeito rebote. Prova disso, uma pesquisa internacional repercutida pelo portal GShow revelou que cerca de sete a cada dez (75%) pessoas que já fizeram dietas restritivas recuperaram o peso que haviam perdido.

Para o Dr. Emerson Cruz, esse tipo de conduta pode ser perigoso e ineficaz a longo prazo: "Dietas da moda e reduções drásticas de calorias podem até trazer resultados rápidos, mas podem ser insustentáveis e prejudiciais".

O médico destaca que o corpo entende a restrição exagerada como uma ameaça e reduz o metabolismo, estimulando o acúmulo de gordura no futuro. "Essas dietas desconsideram a qualidade dos alimentos, a saúde intestinal, o estado hormonal e o impacto emocional da alimentação: fatores cruciais para um emagrecimento duradouro", explica.

Causas que podem prejudicar o emagrecimento

Em média, 59% dos brasileiros estão com sobrepeso. Destes, somente 11% buscaram um diagnóstico formal para o problema, segundo um estudo conduzido pelo Instituto Datafolha com a farmacêutica Novo Nordisk, compartilhado pela Veja. Dr. Emerson Cruz ressalta que diversas causas podem impedir o emagrecimento, mesmo quando a pessoa está seguindo um plano alimentar ou praticando exercícios regularmente.

"Muitas vezes, o peso não responde porque a raiz do problema não está na dieta ou no exercício. Resistência à insulina, alterações na microbiota intestinal, desequilíbrio da tireoide, falta de sono, estresse crônico e inflamação sistêmica são causas silenciosas que influenciam o metabolismo e podem impedir o emagrecimento, mesmo quando o paciente faz tudo certo. Identificar e tratar essas causas é fundamental", explica.

Instituto Vallis valoriza a ótica da medicina do estilo de vida

O Dr. Gabriel Scalon, médico e cofundador do Instituto Vallis, destaca que a clínica aborda o emagrecimento sob a ótica da medicina do estilo de vida, que une rigor científico à visão holística. Isso significa olhar para hormônios, intestino, mentalidade, sono, estilo de vida e outros fatores que interferem no peso: não apenas para a balança. A exemplo, segundo pesquisas da Fiocruz, 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono, como a insônia.

"Individualizamos o cuidado para que o processo seja sustentável, respeitando a biologia e os objetivos de cada um", esclarece. Na visão do Dr. Gabriel Scalon, uma visão ampliada pode ajudar a entender o porquê do ganho de peso e direcionar o tratamento mais eficaz.

Por isso, diversos tipos de exames e avaliações são realizados para entender o real motivo da dificuldade em perder peso. "Investimos em uma investigação completa: desde exames comuns, como hemograma e glicemia, até avaliações funcionais mais específicas, como análise da microbiota intestinal, perfil nutricional, hormônios tireoidianos, índice de resistência à insulina e marcadores inflamatórios", conta.

A medicina do estilo de vida tem ganhado espaço no cuidado com o paciente. Para o Dr. Gabriel Scalon, ela contribui para um emagrecimento sustentável e saudável, uma vez que visa enxergar o paciente como um todo.

O especialista explica que quando se une alimentação, saúde intestinal, atividade física e equilíbrio emocional, com base em evidências, é possível alcançar resultados duradouros e que preservam a saúde. "Medicina do estilo de vida não é uma especialidade médica, mas uma forma de abordagem ao conduzir cada caso", frisa.

Para finalizar, o Dr. Gabriel Scalon destaca que, para emagrecer com saúde e evitar armadilhas, vale entender que o processo não deve ser uma luta contra o corpo, mas uma jornada de cuidado com ele.

"Não existe solução mágica nem fórmula igual para todos: existe um caminho individual, que começa pelo autoconhecimento e pela busca de orientação qualificada. No Instituto Vallis, defendemos que o emagrecimento seja resultado de saúde construída, não de sacrifício ou culpa. O corpo responde quando é ouvido", afirma o médico e cofundador do Instituto Vallis, localizado em Tubarão – SC.

Para mais informações, basta acessar: https://institutovallis.com/

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Camila Raupp conquista segundo lugar no Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental com episódio do Prensa Podcast

Defesa Civil alerta para chuva moderada e vento forte em Macaé até quinta (11)

Fishbone celebra 25 anos e transforma Geribá em trilha sonora de verão

Palhasseata ocupa as ruas de Búzios com arte alegria e afeto neste sábado

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]