Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Saúde digital impulsiona adoção de SaaS em urgência médica

Saúde digital impulsiona adoção de SaaS em urgência médica
Saúde digital impulsiona adoção de SaaS em urgência médica

O mercado global de saúde digital foi avaliado em US$ 312,9 bilhões em 2024 e deve alcançar US$ 2,19 trilhões até 2034, com taxa média de crescimento anual de 21,2%, segundo relatório da Global Market Insights, que aponta o Brasil como destaque na América Latina nas projeções de crescimento para os próximos anos.

O país concentra 64,8% das startups de saúde da região — muito à frente dos segundo e terceiro mercados, México, que detém 16,2% e Argentina com 5% —, conforme dados do último Anuário da Associação Brasileira de Startups de Saúde e Healthtechs (ABSS), divulgado pelo portal especializado Medicina S/A.

Gustavo Vitória Gomes, CEO e fundador da empresa de soluções digitais para médicos CalcMed, avalia o atual ritmo de expansão das HealthTechs no Brasil. "O país está em um ciclo consistente de expansão em saúde digital, com aumento de capital, amadurecimento do ecossistema e maior tração comercial", comenta o executivo.

O anuário da ABSS também mostra que o modelo de negócios predominante é o Software as a Service (SaaS, ou software como serviço, em português), com 41,2% das iniciativas oferecendo soluções em nuvem com assinaturas e integração hospitalar.

Segundo o CEO, a digitalização da jornada clínica, especialmente nos serviços de urgência e emergência, tem acelerado a adoção de soluções baseadas em SaaS médico, principalmente por três frentes: a padronização orientada por evidências, a redução da carga operacional e a organização e rastreabilidade dos processos assistenciais.

"Isso facilita o acesso rápido a protocolos e doses já validadas e funciona como referência técnica no momento do atendimento, permitindo que o médico concentre a atenção na avaliação clínica do paciente, com impactos na qualidade, na segurança do cuidado e na melhoria contínua, sempre respeitando a centralidade da decisão médica", afirma Gomes.

O profissional ressalta que os serviços de urgência e emergência representam um dos ambientes mais desafiadores da prática médica contemporânea, marcados por decisões em curto espaço de tempo, elevada complexidade clínica, equipes multiprofissionais e grande rotatividade de plantões.

"Nesse cenário, a digitalização não tem o objetivo de substituir o raciocínio médico, mas de organizar informações, reduzir ruídos operacionais e apoiar o profissional para que ele possa exercer seu julgamento clínico com mais segurança e eficiência. Na prática, soluções digitais bem estruturadas contribuem para a assistência sem interferir na autonomia médica", enfatiza.

Solução para plantonistas

O fundador da CalcMed revela que a ferramenta organiza protocolos e etapas críticas do atendimento em fluxos práticos, com cálculos automáticos de dose e diluição, checklists e orientações objetivas para situações frequentes do plantão, como sepse, arritmias e parada cardiorrespiratória.

"Em cenários de alto volume assistencial, isso pode ajudar a ganhar tempo e reduzir erros operacionais. Em casos mais complexos, recursos interativos — como a funcionalidade de parada cardiorrespiratória (PCR) — podem auxiliar na sequência correta das condutas, no controle do tempo e no registro das intervenções, permitindo que o médico concentre sua atenção na avaliação clínica e na decisão final", explica o profissional.

A plataforma busca atender a padronização de condutas ao oferecer protocolos baseados em evidências, acessíveis no momento do atendimento. Essa funcionalidade pode ajudar a alinhar a conduta entre diferentes profissionais e turnos, reduzindo variações desnecessárias sem engessar a prática médica.

Evolução das funcionalidades

A empresa vem evoluindo suas soluções para acompanhar o crescimento da demanda em urgência e emergência com uma abordagem cada vez mais prática e aplicada ao plantão. A CalcMed tem transformado protocolos em fluxos guiados, calculadoras e orientações objetivas para auxiliar o médico no momento da decisão.

"A CalcMed busca acompanhar a evolução das evidências científicas e incorporar essas atualizações de forma contínua à plataforma. A empresa investe no uso responsável de inteligência artificial (IA) com objetivo de organizar informações, facilitar o acesso a protocolos atualizados e tornar a prática clínica mais ágil e objetiva no dia a dia do plantão", reforça o executivo.

A CalcMed entende a tecnologia e IA como ferramentas de apoio, para organização de informações, incorporação de evidências atualizadas e redução de tarefas operacionais, preservando o papel central do médico na tomada de decisão clínica, sempre respeitando a autonomia médica e a responsabilidade profissional.

"Esse movimento fortalece a prática médica ao criar ambientes mais organizados, seguros e alinhados a protocolos, preservando o protagonismo do médico como responsável final pela conduta e pela tomada de decisão clínica. À medida que o sistema de saúde brasileiro avança em iniciativas de interoperabilidade e integração de dados clínicos, essas ferramentas tendem a se integrar cada vez mais aos fluxos institucionais", conclui o CEO.

Para saber mais sobre a CalcMed, basta acessar: https://calcmed.com.br/home/

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Polícia Civil prende, em Cabo Frio, foragido apontado como liderança do tráfico na Região dos Lagos

SESC Verão 2026 começa em Macaé com show de Xamã na Praia dos Cavaleiros

Patrimônio do BúziosPrev cresce mais de 200% e reforça segurança previdenciária dos servidores

Mudanças na estrutura pública em Búzios ampliam presença feminina em cargos estratégicos

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]