Pular para o conteúdo
Pesquisar
Degradê com CSS

Atualizações das NRs 10 e 18 aumentam segurança no trabalho

Atualizações das NRs 10 e 18 aumentam segurança no trabalho
Atualizações das NRs 10 e 18 aumentam segurança no trabalho

Em dezembro de 2025, a Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) aprovou novas regras de segurança para eletricistas e trabalhadores da construção civil, alterando as Normas Regulamentadoras nº 10 e nº 18. Além de buscar aumentar a proteção contra acidentes de trabalho, que têm índices liderados pelo setor da Indústria da Construção, um dos seus objetivos é modernizar o ambiente de trabalho em todo o país.

André Abreu, engenheiro civil da Bristol, afirma que "atualmente, as NRs devem ser atualizadas com cada vez mais frequência, dada a velocidade da transformação dos mais diversos ambientes de trabalho. Essas atualizações devem acompanhar a evolução que presenciamos. Contudo, elas devem seguir uma série de etapas, com propostas que devem passar por comissões interdisciplinares e, quando aplicável, haver ainda uma consulta pública. Empresas e profissionais da área técnica devem sempre estar atentos às atualizações das NRs".

Entre as principais alterações na NR-10, está a padronização de conceitos operacionais, com a obrigatoriedade de procedimentos para atividades rotineiras e a exigência de permissão de trabalho para as não rotineiras, conforme critérios definidos em glossário. Outra mudança foi a inclusão do gerenciamento dos riscos do arco elétrico, com a exigência de medidas de proteção coletiva e a criação do Anexo IV, que apresenta tabelas técnicas para seleção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de acordo com a energia incidente e as categorias de risco, em consonância com os padrões técnicos internacionais.

Instituiu-se também o Treinamento de Segurança Específico para compartilhamento de infraestrutura, com carga horária de 40 horas para trabalhadores de telecomunicações que atuam em redes compartilhadas com o Sistema Elétrico de Potência (SEP). A nova NR-10 estabelece uma matriz de treinamentos segmentada por área de atuação.

Já na NR-18, foi incluído um subitem referente à instalação de sistema de proteção contra quedas de materiais no perímetro das construções e foi definida a altura do travessão superior do guarda-corpo de andaimes multidirecionais. A NR-18 estabelece diretrizes administrativas, de planejamento e de organização para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança e saúde no trabalho no setor da construção civil, abrangendo atividades como demolição, reparos, pintura e manutenção de edificações e obras de urbanização. A norma define obrigações de empregadores e demais responsáveis pela obra, incluindo a comunicação prévia à fiscalização antes do início dos trabalhos e a elaboração de programas de condições e meio ambiente de trabalho quando o canteiro tiver 20 ou mais trabalhadores, com projetos técnicos e medidas preventivas formalizados por profissional habilitado.

O novo texto impõe critérios de segurança para operações de risco frequentes no setor, como escavações, andaimes, movimentação de materiais, proteção contra quedas, instalações elétricas e transporte de trabalhadores. Desse modo, o regulamento abrange a utilização de máquinas e equipamentos portáteis e estacionários, incluindo o uso de perfuratrizes, marteletes, serras elétricas e ferramentas de impacto no escopo. Trata ainda de sinalização, proteção contra incêndios, treinamento obrigatório e manutenção da ordem e limpeza no local.

Quanto ao manuseio de máquinas e equipamentos, Abreu explica que "a segurança está diretamente relacionada ao constante treinamento e aperfeiçoamento dos trabalhadores. O investimento em cursos rápidos, que podem ser dados no próprio canteiro de obras, habilita os profissionais a usarem corretamente as máquinas disponíveis. Isso, além de garantir maior segurança aos operários, também prolonga a vida útil das máquinas, evitando prejuízos com manutenções e paradas inesperadas no serviço", pontua ele.

Por fim, a norma reforça a obrigatoriedade de treinamento específico para trabalhadores que operam equipamentos de impacto e perfuração, garantindo o uso correto, a manutenção adequada e a adoção de EPIs compatíveis com os riscos da atividade.

Para mais informações, basta acessar: https://www.bristol.ind.br/

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Campanha de doação de sangue reforça estoques em Macaé antes do Carnaval

Prolagos e Enel atuam em operações especiais antes e durante o Carnaval

Shopping Park Lagos realiza Park Folia com programação gratuita de Carnaval em Cabo Frio

Rio das Ostras e Macaé somam mais de 1.200 vagas de emprego abertas nesta semana

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]