Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

IBRACEM lança modelo de avaliação de risco climático com IA

IBRACEM lança modelo de avaliação de risco climático com IA
IBRACEM lança modelo de avaliação de risco climático com IA

O Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento (IBRACEM) anuncia o lançamento do seu modelo nacional de avaliação de riscos climáticos, uma tecnologia que combina dados públicos oficiais, inteligência artificial, análise territorial, modelagem multivariada e Open Source Intelligence (OSINT) para avaliar, de forma assertiva e em larga escala, a exposição de empresas brasileiras a eventos climáticos severos.

A iniciativa amplia o monitoramento de riscos corporativos e reforça o protagonismo brasileiro no fortalecimento da governança climática e na implementação de políticas nacionais de finanças sustentáveis, alinhada aos compromissos globais debatidos na COP30.

A solução desenvolvida pelo IBRACEM transforma um processo antes complexo, em uma análise automatizada, rápida e acessível, capaz de identificar vulnerabilidades e apoiar estratégias de mitigação e adaptação.

A partir do número do CNPJ, a plataforma cruza e analisa informações sobre atividade econômica principal e atividades secundárias, de acordo com a Taxonomia Verde da FEBRABAN e localização geográfica, aplicando um modelo de inteligência artificial capaz de avaliar 11 tipos de riscos físicos climáticos e modulando o nível de risco de acordo com o porte de cada empresa.

O resultado é uma classificação objetiva de risco (Baixo, Médio, Alto, Crítico ou Extremo), apresentada em relatórios executivos e planilhas estruturadas, possibilitando análises de mitigação e estratégias de adaptação. O projeto integra o ecossistema do YBRAX, iniciativa de inovação aplicada originada no IBRACEM, dedicada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas em governança, ESG e integridade corporativa, reforçando o compromisso institucional com transparência, sustentabilidade e impacto positivo.

O modelo já foi amplamente adotado e validado por grandes companhias, como a STONE, que destacou em seu Relatório de Sustentabilidade 2024 (pág. 87) a parceria de mais de cinco anos com o IBRACEM e a avaliação de riscos climáticos realizada em mais de 8 mil fornecedores e parceiros de negócios.

Com o objetivo de incentivar e acelerar a adoção de práticas sustentáveis, o IBRACEM disponibilizará condições subsidiadas até dezembro de 2025 para que empresas de todos os portes possam avaliar os riscos climáticos de suas cadeias de fornecedores e parceiros.

A ação fará parte de uma rede de colaboração com entidades de referência em ESG, como o Instituto ETHOS, um dos principais protagonistas na promoção da integridade corporativa e da sustentabilidade empresarial, que é parceiro estratégico do IBRACEM desde 2018.

A meta é avaliar até 200 mil empresas ainda em 2025, ampliando o alcance da sustentabilidade corporativa e fomentando engajamento e inclusão no contexto da COP30, ao mesmo tempo em que incentiva grandes corporações a avaliarem suas cadeias de fornecedores.

O movimento fortalece um ecossistema de responsabilidade socioambiental, cujos resultados poderão ser divulgados nos Relatórios de Sustentabilidade de 2026.

Com esse avanço, o IBRACEM reafirma sua missão institucional de tornar o ESG acessível, mensurável e financeiramente viável, conectando inovação tecnológica, impacto social e sustentabilidade econômica.

Parte dos recursos arrecadados com as avaliações subsidiadas será destinada à dotação orçamentária da Taxonomia Sustentável Brasileira (TSB), conforme previsto no artigo 8º, inciso III, do Decreto Federal nº 12.705/2025 de 31/10/2025, contribuindo para o fortalecimento da governança e do financiamento das políticas nacionais de finanças sustentáveis.

O valor remanescente será aplicado no aperfeiçoamento contínuo da modelagem técnica, com foco nas seguintes melhorias:

  • Substituição da Taxonomia Verde da FEBRABAN pela Taxonomia Sustentável Brasileira.
  • Expansão da modelagem com a integração de novos indicadores de riscos e impactos climáticos, incluindo o Indicador de Capacidade Municipal em Proteção e Defesa Civil (ICM-PDC), composto por 20 variáveis distribuídas em três dimensões, que mensuram a evolução da capacidade municipal em ações de gestão de riscos e desastres.
  • Aumento exponencial da capacidade de processamento, que permitirá análises em maior escala e com menor custo, viabilizando um novo patamar de sustentabilidade acessível.
  • Redução de impactos com recomendações estratégicas para reduzir os impactos climáticos decorrentes das atividades econômicas, adaptadas à realidade de cada setor e porte empresarial, incentivando engajamento institucional e adoção de boas práticas ESG.
  • Mitigação e continuidade dos negócios com recomendações de mitigação ajustadas ao contexto e porte de cada empresa, promovendo maior conscientização e fortalecendo a resiliência operacional e a capacidade de resposta, garantindo continuidade dos negócios.

Essas ações fortalecem o papel do IBRACEM como organização comprometida com a transparência, a inovação e a sustentabilidade, contribuindo para o avanço da governança aberta e das finanças sustentáveis no Brasil, e reforçando o protagonismo do país na agenda climática global.

Reconhecido pelo Ministério da Justiça como Entidade de Interesse Público desde 2015, o IBRACEM já realizou mais de 230 milhões de análises de riscos de compliance e ESG, além de 7,5 milhões de certificações e verificações de empresas no Brasil e 15 mil no exterior.

Com mais de 4.000 parceiros corporativos, entre eles mais de 100 grandes empresas e multinacionais, é responsável pela avaliação, certificação e monitoramento de riscos em cadeias de fornecedores e parceiros de negócios, fortalecendo a integridade, a transparência e a sustentabilidade empresarial em toda a cadeia produtiva, e promovendo uma cultura de governança responsável e comprometida com o desenvolvimento sustentável.

No âmbito institucional, o IBRACEM é integrante do Grupo de Trabalho do 6º Plano de Ação Nacional do Governo Aberto e membro convidado do Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CTICC) da CGU, com participações na XXI Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) e em seminários do Grupo de Trabalho de Monitoramento, Relato e Verificação da Taxonomia Sustentável Brasileira (TSB), coordenado pelo Ministério da Fazenda e BNDES.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Instituto Dominus amplia ações de apoio emocional e pedagógico a alunos do ENEM

Livro sobre Octavio Raja Gabaglia consolida legado do arquiteto e está disponível gratuitamente

PM de Búzios prende homem por tráfico na Praia de Manguinhos com auxílio de câmeras da Amanrasa

Sylvana Graça recebe a Medalha José Bento Ribeiro Dantas por sua contribuição à cultura e à imagem de Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]