Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Médicos brasileiros podem validar o diploma na Europa

Médicos brasileiros podem validar o diploma na Europa
Médicos brasileiros podem validar o diploma na Europa

A Europa enfrenta uma das maiores crises de escassez médica das últimas décadas, especialmente entre os médicos de família responsáveis pela atenção primária e pelo primeiro contato do paciente com o sistema de saúde. O advogado em Portugal Marcus Damasceno, especialista em imigração médica e revalidação de diplomas médicos, afirma que essa escassez abre uma nova janela de oportunidades.

Em especial para médicos formados pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o processo é totalmente online e simplificado. Em cerca de quatro meses, o diploma pode ser validado para atuar em Portugal. Para graduados de outras universidades, o processo envolve prova objetiva e prova prática presenciais, além da apresentação de um trabalho de conclusão. Segundo o advogado Dr. Marcus Damasceno, com atuação focada em processos que envolvem imigração médica para a Europa, a grande porta de entrada acaba sendo Portugal, que tem regras claras, prazos relativamente previsíveis e uma demanda contínua por médicos, o que torna o país um hub natural de recolocação para quem pretende atuar no bloco europeu.

Passo a passo para validar o diploma médico para atuar na Europa

Para atuar como médico na Europa, é preciso realizar o reconhecimento do diploma estrangeiro; para tanto, é indispensável apresentar diploma, histórico, dentre outros documentos oficiais traduzidos e apostilados, passar por prova de idioma (exceto para candidatos oriundos de países de língua portuguesa), realizar prova objetiva, prática e apresentar um trabalho final, além de inscrever-se no conselho médico (Ordem dos Médicos).

Quanto tempo leva?

Dr. Damasceno, que já validou mais de mil diplomas brasileiros, afirma: “O tempo do processo varia de três a oito meses”, diz.

As áreas mais buscadas

Além do déficit europeu, a demografia (envelhecimento) e a digitalização aceleram a necessidade por médicos em atenção primária, ginecologia e obstetrícia, geriatria, anestesia, neurocirurgia, radiologia e emergências — áreas com forte procura, segundo o especialista.

Reconhecimento da especialidade médica no exterior

Após anos de dedicação para se concluir a graduação em medicina e outros tantos para concluir a tão disputada residência médica no Brasil e se tornar um especialista, o médico naturalmente deseja ter a sua especialidade reconhecida no exterior.

O tema gera rumores na internet quanto à (im)possibilidade do reconhecimento, em grande parte por desconhecimento técnico dos candidatos sobre como se dá o processo e as normas que o envolvem, explica Damasceno: “O processo de reconhecimento da especialidade é complexo e exige uma especial atenção quanto aos documentos e comprovativos que irão instruir o pedido. No fim, o que se busca é o convencimento do júri da especialidade de que aquele profissional está apto para o exercício daquela especialidade em território europeu”.

Vistos e residência

Para trabalhar legalmente, o médico ainda precisa de visto/residência adequados. O canal CPLP facilita a instrução documental para nacionais de países lusófonos; outras vias (por exemplo, visto para profissionais altamente qualificados, lançado recentemente pelo governo português) podem se aplicar conforme o vínculo empregador/contrato. “Planejar a rota migratória em paralelo ao reconhecimento acadêmico economiza meses”, orienta Damasceno.

Por que Portugal (e a Europa) atraem?

Além de trajetórias de carreira claras, Portugal e outros países europeus convivem com déficit de profissionais de saúde — contexto que amplia oportunidades de contratação. Em 2024, a imprensa portuguesa destacou que faltam 1,2 milhão de profissionais de saúde na UE, com crescimento acelerado do número de médicos em Portugal no longo prazo.

No Brasil, a Demografia Médica 2024/2025 mostra expansão do contingente de profissionais, mas com concentração regional e assimetrias de acesso; parte dos médicos busca no exterior estabilidade, remuneração e infraestrutura assistencial. “Entre os motivos mais citados por nossos clientes estão evolução de carreira, previsibilidade contratual, segurança, organização dos serviços e menor litigiosidade no dia a dia”, finaliza Damasceno.

Sobre Dr. Marcus Antônio Castro Damasceno

Advogado no Brasil e em Portugal, com escritório em Lisboa – Portugal.

Especialista em Imigração Médica e em Direito do Trabalho.

Mestrando em Direito pela Universidade de Lisboa.

Palestrante sobre internacionalização de carreira médica e gestor do escritório especializado em Imigração Médica para Portugal.

https://www.instagram.com/marcusdamasceno_advogado/

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Câmara de Cabo Frio homenageia Octavio Raja Gabaglia com Medalha Mérito Legislativo

Vivo na Praia volta a Niterói com shows de Maria Gadú e Maneva, atividades esportivas, saúde e bem- estar

Daniel Gautto, aluno de Cabo Frio, avança no Concurso Cultural Sicoob com tirinha sobre educação e cidadania

Le Goûter, organizado pelo Werner Búzios, celebra cerimonialistas em encontro especial no Tawa Beach

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]