Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Empreendedorismo: brasileiros buscam segunda fonte de renda

Empreendedorismo: brasileiros buscam segunda fonte de renda
Empreendedorismo: brasileiros buscam segunda fonte de renda

Nos últimos anos, a busca por uma segunda fonte de renda tem se tornado uma necessidade crescente para muitos brasileiros. A instabilidade econômica, o aumento do custo de vida e a busca por maior segurança financeira são fatores que impulsionam essa tendência. Além disso, o avanço da tecnologia e a popularização do empreendedorismo digital abriram novas oportunidades para quem deseja complementar seus ganhos.

Dados do Governo Federal apontam que no 2º quadrimestre de 2025, o número de empresas abertas no Brasil aumentou 14,1% em relação ao mesmo período de 2024. Ter uma segunda renda não é apenas uma questão financeira, mas também uma forma de garantir maior estabilidade e qualidade de vida. Para muitos brasileiros, essa alternativa representa a possibilidade de investir em sonhos, pagar dívidas ou simplesmente ter uma reserva para emergências.

Para a vice-presidente do grupo EcoPower Eficiência Energética, Náchila Oliveira, empreender é ter coragem de enfrentar as situações, escolher em que pode agregar e trabalhar com dedicação: "A pessoa que deseja empreender deve ter consciência do que ela é boa. Em qual área ela terá facilidade e trabalhará com determinação. Agora, se ela não sabe ainda em que ela pode trabalhar, mas tem algum ideal, que ela comece e, durante o processo, ela se encontra. Mesmo que seja preciso mudar a rota".

Um grande passo para pessoas que desejam empreender é a formalização. Mesmo quem deseja sem manter por um período na estabilidade de uma CLT, obter um CNPJ tornando-se um Microempreendedor Individual (MEI), tem crescido por ser uma possibilidade de baixo investimento e possibilidade de emissão de Nota Fiscal. O empreendedor nesse segmento viabiliza a venda para empresas de médio e grande porte, de acordo com a prestação de serviço ou produto ofertado, o que aumenta a lucratividade, já que o MEI tem a margem de R$ 81 mil/mês.

O sistema de parcerias com empresas já consolidadas no mercado também é uma forma de rentabilidade segura e, em diversos casos, baixo investimento. A popularização das redes sociais e das plataformas digitais facilitou o acesso a essas oportunidades, permitindo que qualquer pessoa possa iniciar um negócio próprio com baixo investimento inicial. No entanto, é fundamental buscar informações confiáveis e escolher empresas que ofereçam suporte e produtos de qualidade. No portal do Sebrae SP, pode-se encontrar diversos cursos de capacitação, totalmente gratuitos.

Para Náchila, esse sistema de parcerias é bom para a empresa já consolidada e bom para o empreendedor iniciante: "O sistema de parceria é bom para os dois lados. A empresa diminui o custo do investimento e o empreendedor já tem o amparo de uma marca consolidada. Um exemplo é a EcoPower: nós já temos nichos consolidados no mercado, mas ainda não chegávamos ao empreendedor iniciante. Com o lançamento do EcoIndica, uma plataforma muito simples e dinâmica, abrimos essa possibilidade".

A necessidade dos brasileiros de ter uma segunda renda reflete um cenário econômico desafiador, mas também uma mudança de mentalidade em relação ao trabalho e ao empreendedorismo. Com as opções certas e dedicação, é possível transformar essa necessidade em uma oportunidade de crescimento pessoal e financeiro.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Em 30 anos de Búzios, a Câmara também construiu sua história de repúdios

Restaurante Místico em Búzios celebra os sabores do Brasil com sobremesa autoral

Búzios, 30 anos: plebiscito que criou o município testou a primeira urna eletrônica do país

Lira Independente homenageia Cabo Frio nos seus 410 anos

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]