Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Rinoplastia ultrassônica gera avanços na estética facial

Rinoplastia ultrassônica gera avanços na estética facial
Rinoplastia ultrassônica gera avanços na estética facial

A rinoplastia é uma cirurgia plástica que busca aprimorar a estética do nariz e, em alguns casos, a função respiratória, equilibrando proporções faciais e harmonia do rosto. Entre 2020 e 2024, o número de rinoplastias cresceu 27,1%, totalizando mais de 1 milhão de cirurgias realizadas ao redor do mundo no último ano. O Brasil liderou com 102,6 mil procedimentos, o equivalente a 9,5% do total global, segundo a International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).

Na rinoplastia ultrassônica, também chamada de piezocirurgia, os instrumentos piezoelétricos usam vibrações de alta frequência para cortar e modelar os ossos do nariz com precisão. Diferente das técnicas tradicionais, que utilizam martelo e formão, a ultrassônica preserva tecidos moles adjacentes e permite maior controle sobre as osteotomias (cortes cirúrgicos feitos nos ossos), reduzindo traumas e edema pós-operatório, conforme aponta estudo.

O Dr. André Granieri, médico, cirurgião plástico e especialista em cirurgia plástica facial, destaca que a rinoplastia ultrassônica possibilita contornos mais previsíveis e suaves no dorso do nariz, gerando menos trauma e melhor recuperação para o paciente.

"Nas técnicas tradicionais, a falta de controle da fratura poderia gerar lesão das estruturas ao redor, o que ocasionava um pós-operatório com muito inchaço e roxos. A rinoplastia ultrassônica é o que nós temos de mais moderno hoje, unindo a técnica do cirurgião à evolução tecnológica da medicina", afirma o especialista em cirurgia plástica facial.

O cirurgião plástico explica que a tecnologia ultrassônica, com o uso da tecnologia Piezo, mudou o rumo da rinoplastia ao permitir cortes ósseos muito mais precisos e controlar sangramentos e hematomas.

"Ele funciona como se fosse uma faca de alta precisão, vibrando em uma frequência compatível apenas com as estruturas ósseas, gerando cortes específicos no osso sem machucar as demais estruturas", explica.

De acordo com o médico, a rinoplastia é um procedimento que pode gerar sequelas estéticas e funcionais significativas quando realizada por um profissional não capacitado. "Ao escolher um cirurgião, os pacientes devem sempre certificar-se de que se trata de um médico, com formação em cirurgia plástica facial, que tenha estes procedimentos como foco principal da sua carreira e que os realiza rotineiramente".

Especificidades cirúrgicas

O Dr. André Granieri observa que o planejamento cirúrgico na rinoplastia moderna tem sido cada vez mais orientado pela busca por resultados naturais. "Hoje nós percebemos cada vez mais os pacientes procurarem por uma melhora sutil, para não deixarem sinais claros de que foram operados. Uma mudança muito interessante no comportamento e que tem ido de encontro com a maneira como enxergamos a cirurgia plástica".

Segundo o especialista em cirurgia plástica facial, toda cirurgia estética do nariz pode e deve ser associada à correção funcional da estrutura nasal. Ele explica que a maior parte dos problemas respiratórios dos pacientes está relacionada a desvios de septo e hipertrofia de cornetos, e que esses procedimentos fazem parte da cirurgia do nariz.

Garantir a segurança e a previsibilidade dos resultados da rinoplastia começa ainda no pré-operatório, com a escolha de um bom cirurgião, manutenção de alimentação e rotina saudáveis, além da realização de exames e avaliação médica completa.

"No pós-operatório, o paciente deve fazer a higiene adequada do nariz, manter os curativos conforme instruções do cirurgião e acompanhar a evolução seguindo a rotina estabelecida pelo profissional", detalha.

Dados da ISAPS mostram que, a rinoplastia está entre os cinco procedimentos cirúrgicos estéticos mais realizados pelos homens, totalizando mais de 287 mil cirurgias em 2024, e que 45,5 mil cirurgias de nariz foram realizadas em pacientes com até 17 anos no último ano.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) orienta que para se submeter ao procedimento o paciente tenha, no mínimo, 13 anos de idade, e o crescimento facial finalizado.

Para saber mais, basta acessar: http://andregranieri.com.br/

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Arquitetando em Búzios reúne nomes que moldam a paisagem da cidade

TCE-RJ aponta irregularidades e recomenda rejeição das contas de 2024 de cinco prefeituras da Região dos Lagos; Búzios está na lista

Agência dos Correios de Rio das Ostras reabre em novo endereço no Jardim Mariléa

Abandono de quiosques no Praião leva à ação conjunta e audiência pública em Barra de São João

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]