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Chef brasileiro promove serviço de catering japonês nos EUA

Chef brasileiro promove serviço de catering japonês nos EUA
Chef brasileiro promove serviço de catering japonês nos EUA

Um levantamento realizado pela AG Immigration e divulgado pelo site Poder 360, aponta que o Brasil é o segundo país que mais abre empresas nos Estados Unidos. O estudo mostra que apenas nos cinco primeiros meses de 2024, foram emitidos 4.179 vistos "L", voltados à transferência de executivos e à criação de empreendimentos, um aumento de 14,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A trajetória do chef Rodrigo Fukumoto reforça os dados, refletindo o crescente movimento de empreendedores brasileiros que buscam espaço no mercado norte-americano. À frente do Hikaru San Sushi Catering, o chef tem observado a consolidação do negócio ao unir técnicas tradicionais da culinária oriental a elementos típicos do paladar brasileiro, atendendo diferentes perfis de eventos e clientes.

Dados do Conselho Americano de Imigração também revelam que 46% dos negócios listados na Fortune 500 foram fundados por imigrantes ou seus descendentes, gerando cerca de US$ 8,6 trilhões em receita no último ano fiscal.

Fukumoto, que já atuava no segmento no Brasil, afirma ter decidido empreender fora do país inspirado pelo desejo de elevar a arte de servir gastronomia japonesa à moda brasileira em eventos e ocasiões especiais. 

"Antes de me mudar para os Estados Unidos, construí uma trajetória sólida no Brasil trabalhando como sushi chef em grandes empresas e eventos. Tive a oportunidade de atuar no Google do Brasil, Facebook do Brasil, Emissora Globo, além de trabalhar por cinco anos nos camarotes da Fórmula 1, onde era responsável por gerenciar toda a operação de sushi, atendendo convidados e personalidades em um dos eventos mais exclusivos do país", afirma. "Essas vivências foram fundamentais para consolidar minha paixão pela gastronomia japonesa e abrir caminho para a minha trajetória internacional", detalha o empresário.

A influência familiar também foi determinante: filho de pai empreendedor e descendente de japoneses por parte de mãe, o chef encontrou em San Diego, na California, o ambiente ideal para estruturar seu negócio.

Segundo o empresário, a criação do serviço envolveu desafios típicos de quem inicia uma operação em outro país. "Atuamos em um nicho específico, sem dados ou informações macro estabelecidas, o que exige planejamento contínuo e adaptação ao ambiente local. Por isso, a busca por fornecedores adequados, a definição de processos e a construção de uma identidade gastronômica própria foram as principais dificuldades", avalia.

O diferencial, na visão do chef, está na forma como incorpora o toque brasileiro ao cardápio de inspiração japonesa. "Os pratos são preparados com técnicas e ingredientes usados no Brasil, criando uma experiência diferente entre os serviços de catering da região. A receptividade tem sido positiva, com aumento do número de clientes interessados em degustar essa combinação", afirma. A apresentação interativa do chef e a cenografia da mesa são parte integrante da proposta.

Desde 2022, Fukumoto foi lead japanese chef de um dos principais restaurantes de San Diego, o The Local PB, atendendo diversos eventos relevantes e atualmente é o principal chef do Hikaru San. "O serviço é adaptado conforme o perfil do público, com destaque para a experiência de ver o preparo dos sushis e outras peças ao vivo, diante dos convidados", ressalta Fukumoto. 

Entre os momentos marcantes da trajetória estão a atuação no backstage de um show da banda Coldplay e o atendimento a eventos com até cinco mil convidados.

A presença da marca tem sido impulsionada por estratégias que envolvem alta gastronomia, atendimento personalizado e presença em eventos de prestígio. Participações em iniciativas, como o Grand Chef Throwdown e parcerias com instituições, como a Cystic Fibrosis Foundation e Behind The Scenes, reforçam a atuação do Hikaru San Sushi Catering.

"O treinamento da equipe, o uso de ingredientes premium e a comunicação nas redes sociais também contribuem para fortalecer a reputação do Hikaru San no mercado de San Diego", revela o empresário.

Para os próximos anos, as perspectivas incluem a expansão para outras regiões da California, como Los Angeles e Orange County, além da atuação em eventos corporativos e experiências gastronômicas privadas em resorts e destinos turísticos.

"Também queremos lançar novos formatos de serviço, como jantares imersivos no estilo ‘chef’s table’ e apresentações ao vivo de abertura de atum de 100 quilos", revela o chef.

O crescimento do mercado global de culinária asiática reforçal o potencial da empresa. Segundo relatório da Business Research Insights, o setor deve atingir US$ 84,03 bilhões até 2034.

"Nossa visão é posicionar o Hikaru San como referência em alta gastronomia japonesa personalizada, conectando autenticidade, hospitalidade e inovação", conclui Fukumoto.

Para saber mais, basta acessar: http://hikarusancatering.com

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

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