Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Mercado de bikes elétricas cresce e se diversifica no Brasil

Mercado de bikes elétricas cresce e se diversifica no Brasil
Mercado de bikes elétricas cresce e se diversifica no Brasil

As cidades estão mudando e o modo como nos deslocamos também. Nos últimos anos, a bicicleta elétrica explodiu em popularidade, deixando de ser uma novidade para se tornar uma solução prática e sustentável."Segundo o Boletim Técnico Mercado de Bicicletas Elétricas da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), 212 mil novas unidades de elétricas e de autopropelidos chegaram ao mercado brasileiro nos últimos anos. O crescimento do mercado cresceu em volume 7,2% de 2024 para 2025."

Seja para fugir do trânsito, economizar no combustível ou apenas se exercitar com menos esforço, as e-bikes caíram no gosto do brasileiro. Mas, neste contexto, qual é a melhor? A verdade é que existem diversos tipos de bicicletas elétricas no mercado, e cada uma delas é desenhada para uma necessidade específica.

O que são bicicletas elétricas e por que estão ganhando espaço?
Uma bicicleta elétrica, ou e-bike, é basicamente uma bicicleta comum com um auxílio extra: um motor, uma bateria e um sistema de controle. Elas não fazem o trabalho sozinhas, mas amplificam sua força. O funcionamento mais comum é o pedal assistido, onde o motor só é acionado quando você pedala. Sensores detectam o movimento e a força aplicada e injetam a potência da bateria, facilitando a subida de morros ou a manutenção da velocidade.

Além desse, alguns modelos possuem aceleradores. Nesse caso, ao contrário do pedal assistido, o motor é acionado sem que você precise pedalar ou quando a bike já está em movimento.

Um exemplo dessa evolução na mobilidade sustentável é a e-bike Ella da Moura. A bicicleta elétrica da Moura conta com motor central de 350 W e três níveis ajustáveis de assistência ao pedal. Além disso, a Ella vem equipada com câmbio Shimano de 8 velocidades, suspensão dianteira ajustável e display LCD que mostra nível de bateria, velocidade e modo de assistência. 

Quais são os principais tipos de bicicletas elétricas?

Entender os diferentes tipos de bicicleta elétrica é o primeiro passo para fazer uma escolha alinhada às necessidades de deslocamento. Seja qual for o modelo, a decisão final deve considerar trajeto, orçamento e prioridade. No mercado, as e-bikes se dividem em categorias bem definidas, cada uma otimizada para um tipo de terreno, uso e performance. São elas:

  • Urbana: feita para o dia a dia e conforto;
  • Speed (road): focada em velocidade e asfalto;
  • Mountain bike (e-MTB): projetada para trilhas e terrenos pesados;
  • Dobrável: prioriza a portabilidade e a multimodalidade;
  • Híbrida (trekking): o meio-termo, boa para asfalto e terra leve.

Como fazer a manutenção e cuidados essenciais?
Para garantir que a e-bike continue rodando com performance máxima por muitos anos, alguns cuidados e manutenções preventivas são essenciais, especialmente com o sistema elétrico. 

O coração da bicicleta, a bateria, exige atenção: utilize sempre o carregador original e evite descarregar totalmente a bateria (descarga profunda), o que pode reduzir sua vida útil. Se for guardar a bike por um período longo, o ideal é manter a e-bike com cerca de 50% a 70% de carga e em um local fresco.

Além do sistema de energia, a manutenção mecânica básica é indispensável. Assim, mantenha a calibragem correta dos pneus para garantir a eficiência e a autonomia, e verifique o desgaste das pastilhas, freios e cabos periodicamente, garantindo a sua segurança na pedalada. 

Por fim, o motor e o sistema de pedal assistido devem ser inspecionados por um profissional especializado anualmente para ajustes periódicos e para garantir que o sistema elétrico funcione corretamente.

Por que as e-bikes fazem diferença?
As bicicletas elétricas são uma das ferramentas mais importantes na transição para uma mobilidade sustentável e eletrificada. Isso porque, ao escolher esses modelos, se está: reduzindo emissões, substituindo veículos a combustão por transporte limpo; diminuindo congestionamentos, ocupando menos espaço nas vias urbanas; melhorando a saúde, incentivando a atividade física com o apoio necessário.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Paes exonera subprefeito da Zona Sul após pressão de moradores

Pais cobram uniformes escolares e vereador aponta falta de prioridade da prefeitura de Búzios

Carnaval da Cervejaria Búzios terá quatro dias de shows e programação gratuita em fevereiro

Oruam é considerado foragido após tornozeleira eletrônica ficar desligada, diz polícia

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]