Search
Degradê com CSS

Momento histórico com apátrida recebendo cidadania nauruana sob novo programa inovador

AUCKLAND, Nova Zelândia, Sept. 04, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Um apátrida tornou-se cidadão nauruano sob um programa de cidadania inovador que ajuda a financiar a resiliência econômica e climática.

A cidadania do cidadão kuwaitiano concedida por meio do Programa de Cidadania de Resiliência Econômica e Climática de Nauru destaca as vantagens que o programa oferece a inúmeros apátridas em todo o mundo.

O programa inclui um passaporte alternativo politicamente neutro a um candidato e sua família, juntamente com a chance de contribuir para soluções de crise climática no Pacífico Sul.

O CEO Edward Clark disse que o cidadão kuwaitiano recebeu a cidadania após um processo aprofundado de due diligence envolvendo unidades de inteligência financeira, polícia e verificações de terceiros.

Ele disse que existe um conceito errôneo comum de que nenhum apátrida tem documentação ou fez algo errado, mas isso não é verdade.

“Não aprovaríamos ninguém se não pudéssemos verificar quem é, seu histórico e outras informações necessárias, e essa pessoa foi capaz de demonstrar sua elegibilidade com fortes provas documentais, apesar do seu status.

“Ele é um indivíduo altamente bem-sucedido e motivado, que não tem culpa de ser apátrida”, disse ele.

O Sr. Clark disse que há muitos indivíduos em todo o mundo que enfrentam dificuldades semelhantes, pois são apátridas por circunstâncias fora do seu controle, e “muitos deles seriam ideais para o nosso programa”.

“Embora muitas pessoas que solicitam a cidadania por meio do programa possam estar buscando um segundo passaporte que possa fornecer uma rede de segurança valiosa em tempos de instabilidade global, para os apátridas o programa pode fornecer a mobilidade e a segurança que nunca tiveram antes.”

O Institute on Statelessness and Inclusion estima que existem pelo menos 15 milhões de apátridas em todo o mundo.

De acordo com Aleksejs Ivashuk, fundador do grupo de advocacia Apatride Network, a migração por programas de investimento “beneficiará os indivíduos apátridas que podem abrir soluções mais realistas para seu status…(e) beneficiar os países anfitriões que executam esses programas”.

Ivashuk acrescentou que um programa que oferece um caminho para a cidadania para apátridas “significa a oportunidade para educação, emprego, direitos políticos, saúde, liberdade de movimento e muitos outros direitos humanos básicos”.

O Programa de Cidadania de Resiliência Econômica e Climática de Nauru recebeu seus primeiros novos cidadãos no início de agosto, e agora tem muitos mais aprovados ou em sendo analisados.


Contato com a Mídia:
[email protected]

Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9523842)

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

MPRJ denuncia quatro acusados por tentativas de homicídio na Orla Bardot em Búzios

ExpoRio Turismo Costa Verde debate futuro do setor e reúne especialistas em Angra dos Reis

“Jantar Por Elas” retorna ao Sobrado da Cidade em setembro para celebrar mulheres invisibilizadas na história do Rio

Praia das Pedrinhas se consolida como refúgio de turismo sustentável em Rio das Ostras

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!