Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Inteligência ambiental: ABIMAQ debate o futuro do setor pré-COP30

Inteligência ambiental: ABIMAQ debate o futuro do setor pré-COP30
Inteligência ambiental: ABIMAQ debate o futuro do setor pré-COP30

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) realizará, no dia 14 de outubro, o evento “Inteligência Ambiental como vetor da competitividade industrial”. O encontro, que ocorrerá das 8h30 às 12h na sede da ABIMAQ, em São Paulo, posiciona o setor de máquinas e equipamentos como protagonista na agenda de sustentabilidade e competitividade global, com debates estratégicos para a indústria brasileira no contexto da COP30.

O evento reunirá mais de 200 empresários associados e autoridades governamentais para discutir como a inteligência ambiental (IA) pode impulsionar a inovação, eficiência e sustentabilidade no setor. Mais de dez representantes de instituições como BNDES, Itaú, Vale, Jacto, John Deere, WEG, ABAG, entre outros, participarão de painéis focados em temas cruciais, como:

● O Setor de Máquinas e Equipamentos como protagonista da Nova Economia: Discussão sobre o papel do setor na alavancagem da competitividade do Brasil no mercado global, destacando vantagens, desafios e investimentos.

● Máquinas e Equipamentos – Protagonismo na Transição Energética e Economia de Baixo Carbono: Análise do papel da inovação e tecnologia para uma economia mais sustentável, com a apresentação de cases concretos.

● Inteligência Ambiental como vetor de competitividade – o caso do Agro: Abordagem de como a tecnologia no setor de máquinas e equipamentos agrícolas reduz riscos ambientais e custos operacionais, fortalecendo a posição do agronegócio brasileiro.

● Financiamentos Verdes para a indústria: Guia prático sobre como as empresas do setor podem acessar linhas de crédito verde, com um passo a passo para a busca de recursos e exemplos de aplicação.

O evento reforça a preparação do setor de máquinas e equipamentos para a COP30, destacando a capacidade da indústria de transformar desafios ambientais em oportunidades de negócio.

De acordo com José Velloso, presidente-executivo da ABIMAQ, “a indústria de máquinas e equipamentos tem um papel insubstituível na transição para uma economia de baixo carbono. Não somos apenas fornecedores de tecnologia; somos o motor que impulsiona a inovação e a sustentabilidade em todos os outros setores, do agronegócio à indústria de base. Este evento é uma plataforma fundamental para mostrar nosso posicionamento e o protagonismo do setor privado no Brasil. Queremos inspirar nossos associados, especialmente os pequenos e médios empresários, a se reconhecerem como agentes centrais na transição energética. A inteligência ambiental não é um custo, mas sim um vetor de competitividade que nos permite ser mais eficientes, reduzir riscos e fortalecer nossa posição global, tudo isso antes da COP30. Estamos prontos para liderar essa transformação”.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Centro de Idiomas de Búzios oferece cursos gratuitos de espanhol, inglês, italiano e Libras, além de eventos culturais

Rodrigo Cabral, poeta da Região dos Lagos, é semifinalista do Prêmio Jabuti com Refinaria

Restô Canto coloca Búzios entre os melhores restaurantes do mundo em ranking do Tripadvisor 2025

Chez Michou recebe Vitor Bricio e Os Televisores em noite de pop rock na Rua das Pedras

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]