Search
Degradê com CSS

PL para distribuir médicos pelo país não avança

PL para distribuir médicos pelo país não avança
PL para distribuir médicos pelo país não avança

O Projeto de Lei n.º 11.164/2018, de autoria do deputado Carlos Henrique Gaguim (União-TO), propõe um incentivo fiscal para atrair e fixar profissionais de saúde em municípios com até 20 mil habitantes. O texto prevê que médicos e cirurgiões-dentistas contratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nessas localidades tenham direito à dedução de 90% do Imposto de Renda retido na fonte.

A última ação legislativa foi registrada há três anos, em agosto de 2022, na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), sem movimentação. Entre 2018 e 2022, o PL também passou pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).

Dados do estudo Demografia Médica 2025 mostram que o Brasil tem 2,98 médicos por mil habitantes. O Distrito Federal é a unidade da federação com a maior taxa, com 6,28 médicos por mil habitantes. O estado do Maranhão tem apenas 1,27.

O presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Raul Canal, afirma que a estagnação do projeto representa um obstáculo a uma pauta urgente para o país. “A dificuldade em fixar médicos e cirurgiões-dentistas em cidades pequenas e distantes é um dos maiores desafios do sistema de saúde brasileiro. A maioria dos profissionais prefere atuar em grandes centros, onde há mais estrutura, além de melhores condições de trabalho e de remuneração. Não faltam profissionais no Brasil, mas essa realidade cria um vazio assistencial”, explica.

Canal também reforça que o debate precisa ser retomado com urgência. “Além do incentivo fiscal, é fundamental que sejam discutidas medidas de valorização profissional, condições de trabalho e infraestrutura adequadas, para que os profissionais de saúde possam exercer suas funções com qualidade também em áreas remotas do país”, completou o especialista em Direito Médico e Odontológico.

A Anadem se posiciona historicamente a favor de medidas que valorizem a atuação dos profissionais de saúde e, consequentemente, o atendimento em saúde brasileiro. A instituição acompanha e contribui para o debate sobre o piso salarial de médicos e de cirurgiões-dentistas, entre outras ações.

Em 2023, enviou uma nota técnica para a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, onde tramita o PL n.° 1.365/2022, que estabelece piso salarial para médicos e cirurgiões-dentistas no valor de R$ 13.662,00 (20 horas semanais). O documento da Anadem propôs a fixação do salário mínimo no valor de R$ 18.709,99 para a mesma jornada de trabalho.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Detonautas abre Búzios Biker Fest com explosão de energia e mensagem de amor

Chuva, vento e granizo: Búzios entra em alerta de tempestade nesta sexta (29)

Lollapalooza Brasil 2026 anuncia line-up com 71 artistas e 17 estreias no país

Arraial do Cabo debate criação de rede integrada de proteção à infância e adolescência

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!