Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Urbanismo redesenha cidade atingida por enchentes no RS

Urbanismo redesenha cidade atingida por enchentes no RS
Urbanismo redesenha cidade atingida por enchentes no RS

Mais de um ano depois da maior enchente do século no Rio Grande do Sul, um projeto da arquitetura catarinense quer impulsionar a recuperação de uma das cidades mais atingidas pela água. O “Nova Eldorado”, bairro planejado pela incorporadora ABC & Embralot, foi destaque na XIV Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, realizada entre 18 de setembro e 19 de outubro no Pavilhão da OCA, Parque Ibirapuera, e prevê a recuperação do trecho urbano de Eldorado do Sul (RS).

O projeto participou do eixo “Conviver com as Águas”, que reúne propostas urbanas adaptadas aos eventos extremos e à gestão de recursos hídricos. O empreendimento propõe um modelo de urbanismo resiliente, com mais de 1,8 milhão de metros quadrados, e que integra Soluções Baseadas na Natureza (SBNs) em diferentes etapas do planejamento urbano. São, ao todo, mais de 35 mil m² de lagos de amortecimento, 15 mil m² de canteiros pluviais e 12 mil m² de biovaletas, que contribuem para reduzir o pico de vazão durante chuvas intensas e aumentar a infiltração no solo. Além disso, 110 mil m² do bairro são destinados a áreas verdes, paisagismo e drenagem sustentável.

A iniciativa foi uma das 150 apresentadas por mais de 30 países, durante a décima quarta edição da Bienal. Com o tema “Extremos: Arquiteturas para um Mundo Quente”, a mostra, que é uma das maiores do gênero no hemisfério sul, propôs diversos eixos de debate sobre os desafios contemporâneos da habitação e do território.

Um bairro que nasce das águas

Localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre, o Nova Eldorado ocupa um território marcado por eventos extremos. Em 2024, o Lago Guaíba atingiu 5,37 metros, afetando grande parte da área urbana de Eldorado do Sul.

Em busca de soluções para evitar novas tragédias no futuro, o bairro incorpora sistemas de drenagem e infraestrutura verde que incluem lagos de retenção, biovaletas e canteiros vegetados, integrados para conduzir o escoamento, tratar poluentes e promover infiltração. O planejamento urbano prevê integração de moradia, comércio, lazer e serviços, além de caminhos acessíveis, ciclovias e transporte público, favorecendo a mobilidade ativa e baixo impacto ambiental.

O empreendimento é conduzido pela ABC & Embralot, responsável pela concepção e articulação das diferentes frentes técnicas do bairro. Entre os parceiros, destacam-se a AreaUrbanismo, autora do desenho urbano e da hierarquia de usos; a Geasa Engenharia, responsável pelos sistemas de drenagem sustentável e infraestrutura verde; o Estúdio Plantar Ideias, que assina o projeto paisagístico e a identidade ecológica do bairro; e a Rhama, empresa reconhecida pelos projetos de terraplanagem e modelagem do terreno.

“A nossa curadoria vegetal, grande ponto importante do projeto, foi pensada para restaurar a biodiversidade e dar caráter às diferentes vilas do bairro. Cada área é marcada por paletas de florações e mobiliários coloridos, que fortalecem o vínculo afetivo entre moradores e território. A natureza, nesse contexto, deixa de ser um elemento ornamental e se torna estrutura urbana viva, mediadora entre ambiente, sociedade e arquitetura”, ressalta Luiza Cantarelli, Arquiteta e Urbanista responsável pelo projeto.

Exposição na Bienal

O Nova Eldorado foi apresentado em painéis e vídeos imersivos, mostrando o contexto da enchente e as soluções de urbanismo resiliente adotadas. Segundo a curadoria, o eixo “Conviver com as Águas” destaca projetos que aprendem com os ciclos naturais, premissa incorporada no desenho do bairro.

“O Nova Eldorado foi desenvolvido considerando que a cidade deve dialogar com a natureza, utilizando estratégias de urbanismo resiliente e soluções baseadas na natureza para gestão hídrica. Cada elemento do projeto foi pensado para mitigar os efeitos de eventos climáticos e integrar o espaço urbano aos recursos naturais”, finaliza Cantarelli.

Para o CEO da ABC & Embralot, a participação na mostra consolida a construtora como uma das incorporadoras mais inovadoras do Sul do país, ao propor soluções urbanas que integram engenharia, paisagem e responsabilidade socioambiental. Nascida em 2011, a empresa catarinense apoia e promove a criação de projetos autênticos, atemporais e sustentáveis.

“Estar presente na Bienal com um projeto inovador como esse é um reconhecimento à capacidade técnica e criativa da produção catarinense. O Nova Eldorado simboliza uma nova etapa também para o setor imobiliário, em que os empreendimentos deixam de ser produtos e passam a ser estruturas de transformação urbana e ambiental. Projetar um bairro resiliente, em uma região que viveu o maior desastre climático da sua história recente, é também um gesto de reconstrução: de território, de confiança e de futuro”, celebra o CEO da ABC & Embralot, Thiago Cabral.

O projeto agora segue para aprovação junto aos órgãos competentes para o início das obras.

Renders do projeto “Nova Eldorado” e fotos da Bienal disponíveis aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1ZeU8uMq0XGD-lZCcqhNhL21Ms6yaH38X?usp=sharing

 

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

HMRP passa a emitir certidões de nascimento e óbito em Búzios

Búzios atualiza regras para entrada e circulação de veículos turísticos antes da alta temporada

Robinho assume futebol da Cabofriense e aposta em talentos da Região dos Lagos

PM é preso em São Pedro da Aldeia por execuções ligadas à milícia em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]