Search
Degradê com CSS

Inovações tecnológicas também figuram no segmento de limpeza

Inovações tecnológicas também figuram no segmento de limpeza
Inovações tecnológicas também figuram no segmento de limpeza

Cada vez mais, a inovação tecnológica, por meio da robótica e Inteligência Artificial (IA), vem sendo aplicada em soluções de limpeza urbana e saneamento, através de monitoramento, manutenção preventiva e gestão inteligente de estações de tratamento de esgoto.

Na Índia, uma startup incubada na Incubadora de Negócios de Tecnologia (TBI) do IIT Madras criou uma solução que pode eliminar a coleta manual de lixo no país. O robô de limpeza de fossas sépticas/bueiros permite que os profissionais façam a limpeza de fora, sem ter que entrar no ambiente tóxico, conforme destaca uma publicação do jornal The Times Of Índia. O projeto é resultado de uma parceria com o Ministério da Ciência da União indiana.

Renato, diretor da empresa brasileira Limpa Fossa Itu, ressalta que a utilização de IA na área ainda é emergente e iniciante, como na Índia, Europa, Reino Unido e EUA. Para ele, o maior impacto da robótica e da IA no campo do saneamento e da limpeza urbana reside na possibilidade de transformar operações reativas (atender uma emergência) em operações preventivas.

"Sensores e IA ajudam a prever transbordamentos, priorizar chamados críticos e otimizar rotas, sem substituir a experiência dos trabalhadores, mas sim otimizando suas atividades", explica.

De acordo com o especialista, isso reforça, inclusive, a capacidade de resposta das empresas especializadas frente a situações críticas. "No caso da Limpa Fossa Itu, somos uma desentupidora que atende 24h. Conforme reduzimos a necessidade emergencial dos clientes, podemos aumentar a eficiência para atendimentos que necessitam emergência", exemplifica.

Renato observa que o uso de sensores e monitoramento inteligente tem se mostrado uma tendência global para garantir maior eficiência em estações de tratamento de esgoto. Exemplo disso, organizações como a Thames Water (UK) e a DC Water (EUA) usam IA para detectar falhas, entupimentos e raízes invasoras em tubulações, como mostra uma publicação da Wired.

"A adoção de sensores e monitoramento inteligente em ETEs e redes coletoras é uma tendência irreversível. Vemos medição contínua de nível, vazão e qualidade, com alertas em tempo real que evitam falhas caras", discorre o especialista.

Ele ressalta que, no Brasil, o avanço ainda é lento. Por outro lado, nos contextos em que há integração entre concessionárias e prestadores regionais os ganhos de eficiência e de conformidade ambiental aparecem rapidamente.

Renato conta que, em muitos países, tecnologias de manutenção preditiva auxiliam na prevenção de falhas e na redução de custos operacionais, modelo que pode trazer benefícios para a realidade brasileira: "A manutenção preditiva muda o jogo: em vez de parar porque quebrou, você vai parar para não quebrar".

O especialista destaca que monitorar a rede de saneamento permite programar intervenções no momento certo. "Na realidade brasileira, isso pode reduzir custo operacional, aumentar a disponibilidade da frota e diminuir retrabalho, benefícios que impactam diretamente o bolso do cliente e o meio ambiente", explica.

Tecnologia auxilia na sustentabilidade dos serviços

Na visão do diretor da Limpa Fossa Itu, a gestão de resíduos e esgoto é um tema diretamente ligado à sustentabilidade, pois a inovação tecnológica pode contribuir para tornar as práticas da empresa mais ecológicas e sustentáveis.

Com tecnologia, acrescenta, é possível reduzir deslocamentos desnecessários, cortar consumo de combustível, evitar extravasamentos e direcionar resíduos para destinação correta. "A combinação de telemetria, roteirização inteligente e indicadores de desempenho ajuda a tornar nossas práticas mais limpas, eficientes e alinhadas às normas ambientais vigentes", complementa.

Renato também destaca que robôs para inspeção de tubulações e drones para monitoramento de áreas críticas vêm sendo aplicados em grandes centros urbanos. "Robôs de inspeção de tubulações e drones para mapeamento são caminhos naturais. Já utilizamos câmeras de inspeção no dia a dia e estamos avaliando crawlers para trechos longos e de maior diâmetro", revela.

Ele conta que, para áreas críticas ou de difícil acesso, drones podem apoiar vistorias e planejamento de rotas. "A Limpa Fossa Itu está estudando planos-pilotos com parceiros para validar o modelo e aplicação no Brasil", afirma.

De acordo com Renato, no médio e longo prazo, a empresa planeja equilibrar a tradição operacional com a transformação digital que o setor vem atravessando, o que exige disciplina.

"Planejamos incorporar tecnologia onde esta gera ganho mensurável: planejamento de rotas, previsão de demanda, inspeção técnica e pós-atendimento. Essa combinação mantém nossa essência como desentupidora e nos prepara para o futuro", finaliza o diretor.

Para mais informações, basta acessar o site oficial da Limpa Fossa Itu.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios inaugura Centro de Referência do Homem para reeducação de autores de violência doméstica

Pixinguinha e Lupicínio Rodrigues são oficializados patronos da Música Popular Brasileira

Rio de Janeiro amplia promoção internacional e ganha voo direto de Toronto a partir de dezembro

Obras na Estrada da Fazendinha em Búzios têm início autorizado

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!