Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Primeiros “cidadãos do clima” aprovados por Nauru em programa inédito no mundo

AUCKLAND, Nova Zelândia, Aug. 05, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A República de Nauru deu as boas-vindas aos seus primeiros novos cidadãos no âmbito do Programa de Cidadania de Resiliência Econômica e Climática do governo, anunciado na COP29 no final do ano passado.

Nauru, classificada como a quinta nação mais vulnerável do mundo no Índice de Vulnerabilidade Multidimensional (MVI) das Nações Unidas, por sua maior exposição a choques econômicos e ambientais, lançou o programa como uma forma de investidores conscientes adquirirem uma cidadania adicional enquanto contribuem para projetos de adaptação climática e desenvolvimento sustentável na região do Pacífico Sul.

O CEO do programa, Edward Clark, revelou que o primeiro candidato aprovado é uma família alemã de quatro pessoas que recentemente vendeu sua empresa familiar de longa data — uma empresa alemã bem conhecida e respeitável — e atualmente mora em Dubai.

“Eles estavam procurando uma segunda cidadania para lhes fornecer um Plano B, dada a atual volatilidade política global, e escolheram o Programa de Cidadania de Resiliência Econômica e Climática de Nauru porque a contribuição estava indo para combater os impactos das mudanças climáticas na ilha”, explicou.

Sr. Clark, que tem uma extensa experiência em bancos internacionais, crimes financeiros e conformidade, disse que demorou menos de quatro meses desde o recebimento do pedido até a concessão da cidadania, e que processos rigorosos de due diligence foram seguidos.

“Este é um pilar fundamental do nosso programa e uma salvaguarda para a reputação e segurança de Nauru”, declarou ele.

“Todos os candidatos passam por verificações com agências internacionais de aplicação da lei e estão sujeitos a uma verificação aprofundada de antecedentes. Todo o nosso processo de inscrição é consistente com as melhores práticas internacionais.”

Segundo ele, somente indivíduos altamente capacitados, aptos a participar da construção do futuro de Nauru, receberão a cidadania.

“A concessão da cidadania nauruana a esta família é um marco importante para o programa e proporciona ainda mais confiança para aqueles que estão atualmente explorando a cidadania nauru por investimento.”

Nauru está embarcando em um projeto de longo prazo que reformará a nação diante dos desafios econômicos e das mudanças climáticas, que, além de lidar com questões como segurança alimentar e hídrica, inclui a “Iniciativa de Terrenos Mais Elevados”, realocando quase toda a população da costa para terrenos mais altos.

Os novos cidadãos da Alemanha se inscreveram por meio dos agentes internacionais de migração Henley & Partners, que em um comunicado disseram que a empresa está “incrivelmente orgulhosa de representar o primeiro candidato a receber com sucesso a cidadania sob o Programa de Cidadania de Resiliência Econômica e Climática da República de Nauru.

“Para nossa empresa, isso vai além da mobilidade; trata-se de direcionar capital para um pequeno estado insular em desenvolvimento que enfrenta riscos climáticos reais.”

“Este é um exemplo claro de como a migração de investimentos, quando adequadamente projetada e governada, pode canalizar capital para medidas de resiliência econômica e climática e criar um futuro mais sustentável”, concluiu o comunicado.


Contato com a imprensa:
[email protected]

Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9506322)

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Búzios inicia etapa do recadastramento imobiliário 2025 no bairro Vila Verde

Temporal marca o início da Primavera e causa transtornos em Búzios e nas cidades da Costa do Sol

Utilitários e motos pressionam trânsito de Búzios, que já supera frota de 25 mil veículos

Prefeitura de Búzios conclui retirada de quiosques em João Fernandes e João Fernandinho

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]