Search
Degradê com CSS

ESG ganha força no país com impacto sustentável e social

ESG ganha força no país com impacto sustentável e social
ESG ganha força no país com impacto sustentável e social

A agenda ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) está se consolidando como uma prioridade no cenário corporativo brasileiro, refletindo uma mudança de mentalidade em diversos setores. Segundo o estudo Maturidade ESG nas Empresas Brasileiras: Avanços e Desafios 2024, realizado pela Beon ESG em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), 51% das empresas e instituições já possuem estratégias de sustentabilidade, um aumento de 14 pontos percentuais em relação a 2021. No mesmo período, o número de organizações com metas ambientais cresceu de 31% para 43%.

Esse avanço também tem gerado impactos significativos na área educacional. Um exemplo é a Rede Lius Agostinianos, que reúne unidades do Colégio Santo Agostinho em Minas Gerais e Unidades Socioeducacionais em Minas, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Recentemente, a Instituição lançou a segunda edição do Relatório de Sustentabilidade, que apresenta os principais indicadores de 2024.

Um dos destaques do relatório é a redução de 28% no consumo de energia elétrica em comparação a 2023, viabilizado pelo compromisso das unidades do Colégio Santo Agostinho Belo Horizonte, Contagem, Gutierrez e Nova Lima, além da Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), em BH, e do Centro Agostiniano de Ecologia Integral (ilAli), em Mário Campos, com o uso de fontes sustentáveis. Todas possuem a certificação Cemig REC, que atesta o consumo exclusivo de energia elétrica gerada a partir de fontes 100% limpas e renováveis.

“Nosso propósito é transformar vidas a partir de uma educação que aproxima e potencializa pessoas. Transformar vidas, no entanto, não é um ato isolado. É um processo que se concretiza na relação com o outro, com a comunidade e com o planeta”, afirma o gestor de Estratégia, Governança e Sustentabilidade da Rede Lius, Rodrigo Mourão. Ele explica que a Rede destinou corretamente aproximadamente 124 toneladas de resíduos, entre eles materiais recicláveis, resíduos de construção civil e de serviços de saúde.

Em termos de reciclagem, 43 toneladas de resíduos passaram por compostagem e 19,79 toneladas foram recicladas. Já o cuidado com a biodiversidade se reflete no trabalho do ilAli, espaço conceitual que promove experiências educacionais ao ar livre em uma área com 260 mil m² de preservação ambiental e 7,33 hectares de Reserva Legal. Em 2024, foram doadas cerca de 180 mudas de árvores para a comunidade e 387 mudas seguem em desenvolvimento no berçário da Unidade.

Educação de impacto: excelência e abrangência

As cinco unidades do Colégio Santo Agostinho (em Belo Horizonte, nos bairros Santo Agostinho e Gutierrez, Contagem, Nova Lima e Divinópolis) e as Escolas Sociais somam mais de 9,7 mil estudantes matriculados e, em 2024, registraram a marca de 1.257 premiações em olimpíadas do conhecimento. Os Programas de Ensino da Rede estão diretamente vinculados à Agenda 2030 da ONU, com o objetivo de promover um currículo alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Programa de Voluntariado Agostiniano também segue como um dos grandes destaques do relatório. Em 2024, 697 voluntários – entre estudantes e colaboradores – dedicaram 13.598 horas a iniciativas sociais em diversas frentes.

Unidades socioeducacionais

“As Unidades Socioeducacionais da Rede Lius colocam em prática a missão agostiniana de promover inclusão social e garantir direitos por meio da educação e do cuidado integral”, explica Rodrigo Mourão. Em 2024, a Instituição manteve a premissa: a cada cinco estudantes do Colégio Santo Agostinho, um bolsista foi atendido gratuitamente. Foram concedidas 1.632 bolsas integrais na Educação Básica, com investimento superior a R$ 24 milhões, além de 302 bolsas de assistência social, que somaram mais de R$ 1,4 milhão em apoio a famílias em situação de vulnerabilidade.

Em uma das Escolas Sociais, o Colégio AIACOM, no Rio de Janeiro, foram concedidas 650 bolsas de estudo, ofertadas mais de 293 mil refeições completas e realizados 750 atendimentos sociais. Em São Paulo, a Escola Santo Agostinho atendeu 265 bolsistas, promoveu a distribuição de 174 refeições e desenvolveu mais de 40 ações voltadas à cultura, cidadania e ao meio ambiente, fortalecendo o protagonismo juvenil e o engajamento comunitário.

Já a EPSA, em Minas, voltada à formação técnico-profissional e ao Ensino Médio, beneficiou 220 bolsistas em cursos de formação socioprofissional e certificou 149 novos profissionais em cursos técnicos.

A Rede Lius também realiza atendimentos sociais tanto nas Unidades do Colégio Santo Agostinho quanto nas Unidades Socioeducacionais, com foco em situações de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social. A atuação é conduzida por uma equipe técnica composta por profissionais de Serviço Social e Psicologia, e todo o processo de atendimento é desenvolvido em articulação com lideranças, diretores, analistas e coordenadores das respectivas Unidades. Ao longo de 2024, foram realizados 4.917 atendimentos realizados pela instituição.

Governança e futuro sustentável

O ano também foi marcado pelo fortalecimento da governança institucional, com a criação de novos comitês estratégicos e a integração da sustentabilidade à gestão escolar. Segundo Rodrigo Mourão, “a consolidação de boas práticas de governança reflete a transparência e a responsabilidade com que a Rede conduz as ações. Nosso compromisso é contínuo e coletivo. Trabalhamos para formar uma geração capaz de construir um futuro com mais justiça, empatia e consciência ecológica”.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Detonautas abre Búzios Biker Fest com explosão de energia e mensagem de amor

Chuva, vento e granizo: Búzios entra em alerta de tempestade nesta sexta (29)

Lollapalooza Brasil 2026 anuncia line-up com 71 artistas e 17 estreias no país

Arraial do Cabo debate criação de rede integrada de proteção à infância e adolescência

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!